Desde segunda-feira (16) a Justiça do Trabalho catarinense realizou 391 audiências entre patrões e trabalhadores na tentativa de buscar um acordo entre as partes e promover a primeira Semana Nacional da Conciliação Trabalhista. O ajuste entre as partes foi registrado em 200 audiências (51%), e o valor total dos acordos já atinge R$ 4,7 milhões. Ao todo, 41 magistrados participam e 1.346 pessoas foram beneficiadas.
Nesta quarta-feira (18) começam as tentativas de conciliação de processos que estão tramitando no segundo grau, que serão realizadas no Núcleo Permanente de Conciliação e Apoio às Unidades Judiciárias de Primeira Instância (Conap), na sede do Tribunal, em Florianópolis. A desembargadora Águeda Lavorato também vai conduzir audiências de processos sob sua relatoria.
Em uma das audiências realizadas no Conap, uma empresa de serviços gerais concordou em pagar uma indenização de R$ 9,8 mil a uma ex-empregada de Rio do Sul que pleiteava o pagamento de adicional de insalubridade. "Essa questão já durava três anos e poderia durar mais três. O acordo foi, sem dúvida, uma ótima saída para todos", afirmou a advogada Patricia Fernandes Pinheiro, representante da empresa.
A campanha é uma iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e foi criada para difundir a ideia da conciliação como uma alternativa eficaz de resolver questões trabalhistas, com o slogan "Outra forma de estender a mão é conciliar”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social - TRT-SC
Direção (48) 3216-4320 - Redação 3216-4303/4306/4348