Programação também prevê workshop e feirão de empregos para PCDs e reabilitados do INSS
Uma caminhada, um workshop e um feirão de empregos vão marcar a Semana Inclusiva em Chapecó, uma das cinco cidades ao lado de Florianópolis, Joinville, Itajaí e Blumenau onde haverá programação especial para pessoas com deficiência (PCDs) e reabilitados do INSS.
A Semana Inclusiva é promovida de forma conjunta pelo Ministério Público do Trabalho e pelo Ministério do Trabalho e Emprego, com apoio de outras 50 instituições, como o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região. Em Chapecó, o diferencial é que o feirão também terá vagas de aprendizagem, conforme previsto pela Lei 10.097/2000.
As atividades começam neste sábado (23/9) com uma caminhada no EcoParque, das 9h às 12h, aberta a qualquer pessoa. Na quinta (28/9) haverá uma solenidade na Câmara de Vereadores e, na sexta, o workshop “Viva as Diferenças - Uma Soma que move o mundo”, promovido pela Fundação Aury-Luiz Bodanese, que é mantida pela Cooperativa Aurora.
A programação do workshop, que inicia às 13h15, é extensa e ocorrerá inteiramente no Salão Nobre do Centro de Eventos de Chapecó. Inclui uma mesa-redonda, uma solenidade de formatura do curso de qualificação para PCDs, exposição fotográfica, desfile inclusivo e a atração principal, uma palestra com o jovem Thiago Linck, que nasceu sem os braços e as pernas. Os interessados em participar podem preencher o formulário de inscrição.
Feirão de Empregos
O ponto alto da Semana será o “Dia D - Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência”. O objetivo é promover o encontro entre empresas que precisam cumprir as cotas da Lei 8.213/91, instituições qualificadoras e pessoas com deficiência e reabilitados do INSS. O evento será no sábado (30/9), das 9h às 15h, na Sala Ely Camargo do Centro de Eventos. De acordo com o artigo 93 da referida lei, as empresas com mais de 100 funcionários são obrigadas a destinar um percentual de vagas a PCDs ou reabilitados do INSS, variando de 2% a 5%, conforme o tamanho da organização.
“O objetivo é que a Semana se torne um movimento que não se encerra com o Feirão de Empregos, mas venha conscientizar a sociedade de que as políticas públicas de inclusão são importantes. As pessoas com deficiência não devem nunca desistir de buscar um emprego seguro para elas”, explica a juíza do Trabalho Michelle Denise Durieux Lopes Destri, uma das gestoras auxiliares do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT-12.
Como participar
As empresas que desejam participar do evento para disponibilizar cotas devem preencher o formulário de inscrição disponível. Já aqueles que estão em busca de uma oportunidade para ingressar no mercado de trabalho podem acessar este outro formulário .
A Semana Inclusiva é um evento coordenado pelo Ministério Público do Trabalho da 12ª Região (MPT/SC) e pela Superintendência Regional do Trabalho de Santa Catarina em parceria com mais de 50 entidades governamentais e não governamentais, para promover a inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS no mercado de trabalho.
Texto: Andréa Gonçalves (estagiária)
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br