Necessidades de mudança no setor originaram projeto de atuação multidisciplinar do TRT-SC
Um estoque de mais de dois mil processos, aguardando análise, zerado em apenas seis meses. Esse é o resultado obtido pelo Serviço de Recursos (Serrec) após a implantação de uma série de ações para racionalizar e otimizar as rotinas de trabalho do setor.
A padronização dos despachos, o redesenho dos processos de trabalho, melhor definição de critérios para distribuição dos processos e diminuição de etapas no serviço são algumas dessas ações tomadas pela unidade. As iniciativas surgiram de um trabalho desenvolvido em conjunto pelo Serrec e a Secretaria de Gestão Estratégica, que coordenou um projeto criado com o objetivo de melhorar os processos de trabalho no setor. O Serviço de Saúde também participou do projeto, dando orientações sobre ergonomia, postura e apoio psicológico.
A diretora do Serrec, Vanessa Fagundes de Azevedo, credita o desempenho a um trabalho de equipe. “Não só a equipe do Serrec, que se mobilizou e realizou mutirões, mas das equipes das Secretarias de Gestão Estratégica e de Gestão de Pessoas, além da Administração, que deu suporte para que todo um projeto fosse desenvolvido”, justifica.
Processos de trabalho
A história começou em novembro do ano passado quando, diante da sobrecarga de trabalho, os diretores da Secretaria Judiciária e do Serviço de Recursos solicitaram que fossem realizados estudos de promoção de saúde e de racionalização dos processos de trabalho da área, além da lotação de mais três servidores. À época, uma servidora havia acabado de se aposentar e outros três estavam em licença para tratamento de saúde, todos por motivos de dores no punho.
Foi então iniciado um projeto que envolveu servidores da Secretaria de Gestão Estratégica, por meio do Serviço de Gestão de Processos de Trabalho (Segesp), e da Secretaria de Gestão de Pessoas, com o Serviço de Saúde (Saúde). O objetivo era realizar um diagnóstico do Serrec, levando em consideração dois aspectos: saúde e gestão de processos.
A análise dos processos de trabalho foi realizada pela equipe do Segesp, que entrevistou alguns servidores do Serrec, tendo como foco os fatores relativos à organização do trabalho, as atribuições de cada servidor, a dinâmica e a rotina do Serviço. “Foi um trabalho muito importante, que permitiu identificar rotinas que precisavam ser revisadas, carências da unidade, critérios para definição da carga de trabalho por servidor e soluções necessárias de tecnologia da informação, entre outros aspectos”, conta o servidor Marcelo Moretto, coordenador do projeto.
Foi, então, elaborado um plano de ação propondo iniciativas para contribuir para o aumento da performance do Serrec, combatendo as suas principais deficiências. “Outros ganhos relacionados ao projeto foram decorrentes de melhorias já implementadas pela direção do Serrec, como elaboração de despachos mais simplificados e a desnecessidade de reformatá-los quando efetuada a cópia do sistema e-REC para o sistema PJe-JT, evitando múltiplos cliques desnecessários”, conta Marcelo.
Promoção da saúde
A equipe do Serviço de Saúde entrou no projeto atuando em dois focos – a análise psicossocial e biomecânica do setor.
A primeira foi realizada pela psicóloga Kátia Lerner Macagnan, que fez entrevistas com os servidores e aplicou um teste de personalidade, com o objetivo de promover o autoconhecimento e revelar o perfil de cada um. “Foi uma intervenção bastante interessante, não só para o trabalho mas também para a vida”, avalia Vanessa.
O fisioterapeuta Leonardo Fronza Rodrigues também participou do projeto, avaliando os postos de trabalho dos servidores e orientando-os sobre a postura correta. Os que apresentavam problemas de coluna receberam novas cadeiras e mouses ergonômicos foram distribuídos para os interessados.
Na opinião do diretor do Saúde, Jacson Pereira, a realização desse projeto foi um marco histórico. “Conseguimos trabalhar nos três pilares da ergonomia: biomecânica, psicossocial e organizacional. É um sentimento de realização muito grande ver todo o trabalho realizado nos últimos anos conseguir ser aplicado num problema real com tanto sucesso. É a teoria sendo aplicada na prática”, analisa o diretor, que credita o maior mérito do trabalho à equipe do Serrec, “que participou e permitiu que todas essas áreas trabalhassem juntas”.
Além do projeto desenvolvido, Vanessa aponta outras questões que colaboraram para o desempenho obtido, como a lotação de três servidores no local. “Foi todo um conjunto de fatores, provenientes do empenho de diferentes áreas do Tribunal. Nos sentimos muito acolhidos”, assinala. A servidora também ressalta que a Lei 13.015/14, que estabeleceu novos requisitos para a admissibilidade dos recursos de revista e provocou o sobrestamento de vários processos que estão no Serviço, não teve relação com a marca obtida. “Os efeitos da nova legislação começaram em maio e o estoque foi zerado em abril. Posso afirmar que estamos e continuamos mais tranquilos, mas temos muito trabalho pela frente”, acrescenta.
Estrutura
O Serviço de Recursos foi criado há dois anos pelo Ato Presi 318/2013, que extinguiu a Assessoria de Recursos de Revista, vinculada à Presidência, e criou o novo Serviço com dois setores vinculados a ele: o Setor de Recurso de Revista e o de Agravo de Instrumento. O Serrec, por sua vez, integra a estrutura da Secretaria Judiciária (Sejud).
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - TRT-SC
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