Evento reuniu 120 participantes em Jaraguá do Sul, entre servidores e parceiros do Programa Trabalho Seguro
O Parque Linear Via Verde, em Jaraguá do Sul, foi o chão da caminhada "Sinal Amarelo: Atenção com a Saúde Mental!", organizada pelo Programa Trabalho Seguro (PTS) do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) no sábado (21/9). A ação fez parte das atividades do Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, e contou com o apoio do Sesi de Jaraguá do Sul e da empresa têxtil Lunelli, que distribuiu camisetas aos participantes.
Foram ao todo cerca de 120 participantes, incluindo servidores da Justiça do Trabalho e colaboradores dos parceiros do Programa. O coordenador regional do PTS para a região, Rogério Dias Barbosa, também participou da caminhada.
"Idealizamos essa atividade física para chamar a atenção da população sobre a necessidade de prevenir doenças mentais e o suicídio, questões que muitas vezes estão diretamente relacionadas ao ambiente de trabalho. O exercício físico, comprovadamente, auxilia na prevenção de transtornos como a depressão e a ansiedade", diz o magistrado, que teve a companhia de outros dois colegas: a juíza Adriana Xavier de Camargo, do Foro local, e o juiz Fabio Travain Ferreira, do Foro de Blumenau.
Reflexão
A caminhada percorreu os dois quilômetros do parque e foi precedida por uma sessão de alongamento coordenada por uma equipe do Sesi, que também distribuiu materiais informativos sobre saúde mental e água aos participantes. A Prefeitura Municipal cedeu o espaço e disponibilizou o equipamento de som, contribuindo para a estrutura do evento.
Entre os apoiadores estavam a OAB de Jaraguá do Sul, representantes da empresa WEG, os bombeiros voluntários da cidade e a Lunelli, que, além da entrega das camisetas, esteve presente durante a atividade. "Foi um momento muito positivo, um evento bem-sucedido, com um dia lindo, onde pudemos dialogar e promover essa reflexão tão importante sobre saúde mental", completa Barbosa.
A relevância do tema é reforçada pelos dados do INSS, que em 2022 registrou 13.492 afastamentos do trabalho por questões mentais e comportamentais em Santa Catarina, evidenciando a urgência de ações de conscientização e prevenção voltadas para o bem-estar emocional.
Texto: Andréa Gonçalves (estagiária)
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br