TRT-12 doa quase cinco toneladas de processos arquivados para reciclagem

Autos findos foram entregues a duas entidades de catadores de Florianópolis

23/09/2022 14h09, atualizada em 30/09/2022 13h50
Divulgação

No mês em que é comemorado o Dia da Árvore (21 de setembro), o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC) doou 4,7 toneladas de autos findos e documentos administrativos antigos. As beneficiadas foram a Associação de Coletores de Materiais Recicláveis (ACMR) e a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis (Sul Recicla), ambas localizadas em Florianópolis.

As entidades receberam cerca de mil caixas de processos arquivados. Antes de ser triturado, o material foi dividido pelos coletores entre plástico (das caixas), papel misto (das capas dos processos, feitas de um material mais grosso) e papel branco (do corpo dos processos).

No total, o montante doado pelo TRT-12 foi avaliado em R$ 2,1 mil. As entidades dividiram o valor proporcionalmente, de acordo com o trabalho desempenhado, após revenda para uma empresa de reciclagem.

Eliminação

A eliminação de autos findos está prevista na Resolução Administrativa 8/2012 e no Plano de Logística Sustentável (PLS) do tribunal, estando relacionada ainda com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 da Agenda 2030. De acordo com as normas, processos arquivados definitivamente por mais de cinco anos podem ser destruídos. Além de liberar espaço nas varas, a eliminação traz benefícios sociais, auxiliando as cooperativas de catadores, e ambientais, com a reciclagem da papelada.

 

Texto: Carlos Nogueira
Secretaria de Comunicação Social/TRT-12
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br