TRT-SC é destaque durante premiação do Programa Startups JT

Além de dois projetos premiados, as áreas de Tecnologia de Informação e de Inovação foram classificadas entre as cinco que mais contribuíram para o programa

18/09/2024 15h20, atualizada em 26/09/2024 16h56
Camila Velloso

O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) foi um dos destaques da cerimônia de premiação da primeira edição do Programa Startups JT, ocorrida nesta terça-feira (17/9), em Natal (RN).

Foram ao todo quatro prêmios: dois para os projetos finalistas do Programa (Argos Poupa Convênio e ConciliaJT) e outros dois por ter ficado entre as cinco Secretarias de Tecnologia da Informação (Setic) e os cinco Laboratórios de Inovação que mais contribuíram com a iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

A cerimônia aconteceu na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT- RN), durante a 7ª Reunião do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor). O presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do CSJT, ministro Lélio Bentes, e o secretário-geral do Conselho, juiz Bráulio Gusmão, conduziram a solenidade.  
 

 
Assista ao vídeo do evento

 

Fazer melhor e mais simples


O presidente do TRT-SC, desembargador Amarildo Carlos de Lima, recebeu a premiação pela Setic e pelo Labinova. Os servidores Éder Leone e Marco Vivan receberam pelos projetos Argos e ConciliaJT, respectivamente.     

“Essa premiação demonstra que a inovação está cada dia mais presente no TRT-SC, na Justiça do Trabalho e no serviço público como um todo. Nossos servidores e servidoras estão de parabéns por buscarem, a cada dia, fazer melhor de um jeito mais simples, não se contentando com soluções meramente satisfatórias”, elogia Amarildo de Lima.    
 

Foto de dois homens em gesto de comemoração sorrindo, se abraçando com um braço e erguendo o outro. O homem à esquerda é branco, tem o cabelo grisalho curto, usa um paletó marrom e segura na mão livre um troféu. O outro homem é branco, calvo e usa terno azul escuro com gravata azul. Ao fundo um ambiente escuro com um telão luminoso mostrando um cenário natural
Servidor Éder Leone, integrante do Argos Poupa Convênios, comemora 
 premiação com o presidente do TRT-SC

A coordenadora do Comitê de Governança Regional da Inovação do TRT-SC, desembargadora Mari Eleda Migliorini, enfatiza o orgulho dos magistrados e servidores da Justiça do Trabalho catarinense pelas premiações.

"Todos têm consciência desse legado, orgulham-se dele, fazem questão de zelar por ele e lhe dar continuidade. Esse reconhecimento demonstra a crença da casa na inovação, nas tecnologias e, principalmente, na competência e a dedicação de nossos quadros técnicos”, enaltece.      
 

Foto posada de dois homens, cada um segurando com uma mão o mesmo troféu. O homem à esquerda é branco, tem cabelo e barba grisalha e usa terno escuro com grava azul listrada, ao seu lado um homem branco, de cabelo escuro, calvo, usando terno escuro e gravata alaranjada. Ao fundo um telão com o mesmo cenário da foto anterior
Servidor da TI Marco Vivan recebe do ministro Lélio Bentes a premiação pelo Concilia JT


Os projetos


O Programa Startups JT foi criado pelo CSJT para incentivar a inovação e a automação nos processos judiciais, com o objetivo de melhorar a eficiência dos tribunais. A primeira edição do programa contou com 76 inscrições de 24 órgãos da Justiça do Trabalho, envolvendo 269 magistrados e servidores. Ao final, 10 projetos foram escolhidos pelo CSJT para serem desenvolvidos nacionalmente.

Argo & Poupa Convênios

O projeto é uma parceria entre os TRTs da 2ª e 12ª regiões (SP/SC) no desenvolvimento de uma plataforma de compartilhamento de informações sobre o patrimônio de devedores da Justiça do Trabalho, a fim de evitar retrabalho por parte das Unidades Judiciárias e promover a celeridade processual e efetividade da execução trabalhista.

ConciliaJT

O ConciliaJT (link externo) - assista aqui ao vídeo do projeto - é uma ferramenta que, apoiada em técnicas de inteligência artificial e da análise do acervo histórico de processos do TRT-SC, utiliza características dos processos para calcular o potencial de acordo de um processo, numa escala de 0 (acordo pouco provável) a 5 (acordo provável).

Sentença Multimídia

Embora não tenha sido liderado pelo TRT-SC, o projeto tem entre seus integrantes um servidor do órgão, Rubens Menezes Rau, da 3ª VT de Itajaí. Trata-se de um conjunto de funcionalidades que tem como objetivo fazer com que toda remissão a ID dos atos do juiz ( despachos, decisões e sentenças) sejam clicáveis, dispensando a busca pelo documento e também dar a possibilidade da inserção de arquivos de mídia (áudio e vídeo) no próprio ato do juiz, transportando para o documento a oralidade e imediatidade.

 

Foto de seis pessoas, três segurando o mesmo troféu. São duas mulheres e quatro homens. Está presente na imagem o homem de barba grisalha e, o quinto da esquerda pra direita, um homem de cabelo curto escuro e braba grisalha vestindo camisa de botão branca e com tatuagens à mostra no braço
Servidor Rubens Rau (2º à direita) integra equipe do Sentença Multimídia


 

Projetos Startups premiados

ADAIR     
Argo & Poupa Convênios     
Concilia JT     
e-Garimpo     
JURISDATA SCIENCE     
PANGEA-GAB     
Pauta Inteligente     
PJe-Gestão     
PJe-Admissibilidade     
Sentença Multimídia     

Secretarias de Tecnologia da Informação premiadas

Setic do TRT-4 (RS)     
Setic do TRT-9 (PR)     
Setic do TRT-12 (SC)     
Setic do TRT-13 (PB)     
Setic do TRT-14 (RO/AP)     

Laboratórios de Inovação premiados

LiRio do TRT-1 (RJ)     
Liods do TRT-2 (SP)     
coLabore do TRT-3 (MG)     
LabInova do TRT-12 (SC)     
Co.Labora do TRT-15 (Campinas/SP) 

 

Texto: Andréa Gonçalves (estagiária)     
Secretaria de Comunicação Social      
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa     
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br  

Leia Também: