Ação do Programa Trabalho Seguro aconteceu na estreia do time no Campeonato Brasileiro da Série C, no último domingo (21/4)
O Figueirense Futebol Clube e o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) uniram forças no último domingo (21/4), no Estádio Orlando Scarpelli, para promover conscientização sobre segurança no ambiente de trabalho.
Idealizada pelo Programa Trabalho Seguro (PTS), que é mantido pela Justiça do Trabalho, a iniciativa buscou informar os torcedores sobre a importância do tema, especialmente durante o Abril Verde, mês dedicado à segurança e à saúde nos ambientes laborais - o Figueirense é um dos mais de 150 parceiros do Programa.
A ação aconteceu durante a partida contra o Ferroviário-CE, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série C e que acabou com vitória do time de Florianópolis por 2 a 1. Seis crianças usando capacetes de proteção de cor verde entraram em campo no intervalo do jogo segurando uma faixa com a frase: “Queremos que vocês voltem seguros do trabalho para casa”.
O apelo das crianças, dirigido a pais e mães, serviu para lembrar que qualquer trabalhador, em responsabilidade compartilhada com seu empregador, deve estar atento para as medidas de proteção no ambiente de trabalho, principalmente quando ele oferece algum tipo de risco. Enquanto elas davam a volta ao redor do gramado, o locutor leu um texto explicando o que é o Abril Verde e dando orientações sobre como prevenir acidentes de trabalho.
O desembargador do TRT-SC Cesar Luiz Pasold Júnior, gestor regional do PTS, destacou a importância de ações como esta em conjunto com os clubes de futebol. "Estavam presentes mais de 8 mil pessoas, que respeitaram, viram e ouviram a mensagem trazida pelas crianças. Os clubes possuem importantíssima função social, atuando em um espaço altamente plural. Ali na torcida estavam empregados, empregadores, investidores, autônomos, das mais diversas profissões, e o Programa Trabalho Seguro pretende justamente isso: atingir e conscientizar a todas as pessoas, de todas as profissões", diz o desembargador.
Texto: Andréa Gonçalves (estagiária)
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br