Índice alcançado pelo tribunal catarinense foi de 83,7%, o que o deixou no primeiro lugar entre todos os tribunais do país avaliados pelo TCU e em 14º lugar entre as 378 organizações públicas avaliadas
O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) ficou em primeiro lugar, entre os tribunais integrantes do Poder Judiciário da União, no Índice Integrado de Governança e Gestão Públicas (IGG). Os dados são do Levantamento Integrado de Governança Organizacional Pública, divulgados pelo Tribunal de Contas da União (iGov ciclo 2021) e classificados pela Secretaria de Gestão Estratégica (Segest) do Tribunal.
O índice alcançado pelo tribunal catarinense foi de 83,7%, o que o deixou no 14º lugar entre as 378 organizações públicas avaliadas. Além do índice de Governança e Gestão Públicas, o levantamento de 2021 também apresenta resultados relacionados com a governança nas áreas de Gestão Organizacional (IGovPub), Gestão de Pessoas (IGovPes), Gestão de Segurança e da Tecnologia da Informação (IGovTI), Gestão de Contratações (IGovCont) e, pela primeira vez, Gestão Orçamentária (IGovOrçament).
É o terceiro levantamento consecutivo em que o TRT-SC obtém o melhor IGG entre os tribunais da Justiça do Trabalho - os anteriores foram os de 2018 e 2017.
Comparado a 2018, a performance do TRT-SC foi superior em todos os índices, e com isso ficou posicionado em 1º lugar entre todos os tribunais que integram o Poder Judiciário da União: no IGG, por exemplo, o resultado em 2018 havia sido 72% - 11,7% menor que o deste ano. Já no IGovCont, em que o Tribunal também obteve o melhor desempenho entre todos os regionais trabalhistas do país, o salto foi maior: de 69%, em 2018, foi para 93,9%.
A presidente do TRT-SC, desembargadora Lourdes Leiria, destaca que os resultados são reflexo do comprometimento dos magistrados e servidores, “sempre focados na melhoria da instituição”. “Superamos o desafio de um novo modo de trabalhar, decorrente da pandemia, e conseguimos mais uma vez apresentar ótimos índices de governança, gestão e produtividade”, aponta a magistrada.
Método
Executado por meio de questionários aplicados a organizações públicas federais de todo o país, o levantamento buscou informações sobre boas práticas de governança e gestão públicas, que refletem a capacidade de uma organização pública ser adequadamente governada e gerida em prol do interesse da sociedade.
De acordo com o TCU, o intuito do levantamento “é fazer com que os relatórios individuais, em conjunto com os resultados globais, subsidiem os planejamentos institucionais e a estruturação de ações de melhoria em governança e gestão das organizações avaliadas”.
Saiba mais acessando a página do TCU.
Texto: Carlos Nogueira / Foto: Adriano Ebenriter
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br