TRT-SC e três varas do Trabalho de SC são finalistas em prêmio nacional da Justiça do Trabalho

Votação premia melhores iniciativas para aprimorar Judiciário trabalhista e está aberta ao público até 30 de junho

18/05/2021 11h41, atualizada em 18/05/2021 17h22

Quatro ações desenvolvidas no âmbito da Justiça do Trabalho de SC vão disputar a primeira edição do prêmio Cooperari - Estratégias para Evoluir, promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). A competição divulga medidas judiciais ou administrativas que podem ser implementadas nacionalmente para aprimorar o Sistema de Justiça trabalhista. 

Segundo o regulamento, as propostas teriam de contemplar ao menos um dos quatro objetivos do Planejamento Estratégico da Justiça do Trabalho: garantir a duração razoável do processo, assegurar o tratamento adequado dos conflitos trabalhistas, incrementar o modelo de gestão de pessoas e aprimorar a governança de tecnologia da informação e comunicação.

As dez propostas finalistas concorrem em duas categorias — primeiro e segundo grau — e as duas iniciativas de cada instância que obtiverem mais votos serão consideradas vencedoras. A votação é aberta a toda a sociedade e será realizada até 30 de junho, no site do Prêmio Cooperari
 

Primeiro grau

Concorrendo pelo primeiro grau, das cinco propostas finalistas, três são oriundas de unidades de SC. Uma delas é o PJExtension (maisPJe), uma extensão para o navegador Firefox desenvolvida pelo servidor Fernando Marcon, diretor da VT de Palhoça. A ferramenta automatiza cerca de 400 tarefas no ambiente do PJe, permitindo que o usuário consiga realizar vários atos processuais com poucos cliques.
 
A segunda proposta finalista de SC veio da 3ª Vara de Lages, que apresentou um caso de sucesso no cadastramento prévio dos maiores litigantes para o recebimento de  citações e intimações pelo Diário Eletrônico (DEJT), conforme determina a legislação. A unidade encaminhou ofícios com instruções aos maiores litigantes e às empresas com maior volume de ações, conseguindo cadastrar 44 das 45 empresas contactadas.

Também do interior do estado veio a iniciativa “Audiências telepresenciais: gerenciando pauta pandêmica, estabelecendo empatia, mediando e conciliando – uso de sala reservada”, apresentada pela da 3ª Vara do Trabalho de Chapecó. Nela, a equipe da unidade relata como fez o levantamento de todos os processos que haviam sido retirados de pauta desde o início da pandemia de Covid-19 no Brasil (março de 2020) para incluí-los em uma pauta telepresencial de conciliação.


Segundo grau

Já no segundo grau, o TRT-SC concorre com o projeto “Análise ergonômica remota dos postos de trabalho domiciliares dos teletrabalhadores oficiais do TRT da 12ª Região”, conduzida pela Seção de Saúde Ocupacional do Regional. Nele, os fisioterapeutas descrevem como conseguiram realizar de forma remota a avaliação da estação de trabalho de centenas de servidores, sanando dúvidas e orientando ajustes ergonômicos.
 

Veja também:

■ Confira as dez propostas finalistas do Prêmio.
 
Dê o seu voto e ajude a escolher a melhor iniciativa.

 

Texto: Fábio Borges  
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
secom@trt12.jus.br