TRT-SC implanta novo canal de atendimento online para o cidadão

Balcão Virtual vai funcionar por videochamada nas varas do trabalho

03/03/2021 15h28, atualizada em 04/03/2021 15h09

A partir do dia 15 de março, as varas do trabalho de Santa Catarina vão contar com mais um canal de atendimento aos procuradores e jurisdicionados: o Balcão Virtual. A nova ferramenta, que vai funcionar por videochamada, está prevista na Resolução 372/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e regulamentada no TRT-SC pela Portaria Conjunta Seap/Secor 45/2021, publicada nesta terça-feira (2). 

A implantação do novo canal não exclui outras modalidades de atendimento presencial ou virtuais já existentes no TRT-SC, como e-mail e telefone. Em relação aos processos que correm na modalidade “Juízo 100% Digital”, em que o atendimento é exclusivamente virtual, a plataforma será mais uma possibilidade de comunicação, sem prejuízo das demais formas remotas de auxílio.

Ordem de chegada

Para utilizar a ferramenta, o usuário deverá entrar na página de contatos das unidades judiciárias, onde será disponibilizado um botão de acesso para cada vara do trabalho. Ao clicar no link, deve aguardar a liberação para uma videochamada. Os atendimentos irão acontecer das 12h às 18h, nos dias úteis em que houver expediente forense, seguindo a ordem de ingresso na sala. 

Ainda de acordo com a portaria, os servidores designados a atuar no Balcão Virtual prestarão o primeiro atendimento por videoconferência, podendo, se necessário, realizar agendamento pelos meios eletrônicos disponíveis para complementação da demanda solicitada.

Seguindo os termos da Resolução 372/21 do CNJ, a plataforma não poderá ser utilizada para o protocolo de petições, além de não ser aplicável aos gabinetes dos magistrados de primeiro e segundo graus.


Texto: Luana Cadorin / Imagem: banco de imagens
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