O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) realizou nesta segunda (13) a primeira sessão do pleno por videoconferência da história da instituição, com o uso da ferramenta Hangouts.
Na abertura da sessão, a presidente do TRT-SC, desembargadora Lourdes Leiria, destacou que a medida integra o conjunto de ações da Administração, alinhadas às recomendações das autoridades sanitárias, para prevenção ao contágio e propagação do novo coronavírus, causador da pandemia do Covid-19.
“Estamos vivendo um momento sem precedentes, que nos obriga ao distanciamento social e ao isolamento para que possamos preservar a saúde e a vida de todos”, ressaltou a presidente, complementando que neste momento difícil de “isolamento, tristeza e compaixão pelas vítimas da pandemia, nos socorremos da tecnologia para continuar cumprindo nosso dever constitucional e a JT catarinense seguir atendendo ao jurisdicionado da melhor forma possível”.
Em seu discurso, a presidente ainda cumprimentou a todos que estão envidando esforços para que a instituição trabalhe de forma “virtual e ininterrupta” e citou o primeiro grau de jurisdição, cujas audiências de mediação e conciliação vêm acontecendo nos mesmos moldes.
A vice-presidente do Tribunal, desembargadora Teresa Cotosky, aderiu à manifestação da presidente e reiterou a importância da instituição continuar atendendo à população neste momento complicado .
O corregedor regional do TRT-SC, desembargador Amarildo Carlos de Lima, acrescentou que recorrer à tecnologia se transformará em algo rotineiro daqui para a frente. “Vamos fazer bom uso dessa ferramenta que nos aproxima muito. Sejamos todos bem-vindos a este novo mundo”, disse.
Ineditismo
Decana do Tribunal, a desembargadora Lília Leonor Abreu destacou que é um momento histórico para a instituição. “Confesso que há 30 anos atrás, quando entrei no Tribunal, jamais iria pensar que hoje estaríamos diante de algo tão moderno e inédito para nós da Justiça do Trabalho”, afirmou a magistrada, que também parabenizou a todos os servidores que colaboraram para tornar possível a transmissão virtual. “Estou muito satisfeita por poder participar da primeira sessão com esse procedimento”, declarou.
Durante o mês de abril, além das sessões do Pleno, as das Câmaras e das Especializadas também serão realizadas e transmitidas via Hangouts.
Texto: Carlos Nogueira / Foto: Camila Velloso
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br