Condecoração é parte do Prêmio CNJ de Qualidade, que chega em sua décima edição
Pela oitava vez em 10 edições, o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) conquistou a categoria Ouro do Prêmio CNJ de Qualidade. A entrega do certificado ocorreu na manhã desta terça (5/12), em Salvador, durante o 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Tribunal de Justiça da Bahia.
O prêmio é um reconhecimento concedido pelo CNJ aos tribunais que se destacaram em governança, produtividade, transparência, gerenciamento de dados e tecnologia. A premiação contempla cada segmento de Justiça, separadamente. Os tribunais são agrupados em três categorias, de acordo com a avaliação do desempenho: “Diamante”, “Ouro” e “Prata”.
O TRT-SC alcançou 87,4% do total da pontuação possível, ficando na oitava posição entre os tribunais trabalhistas - nas edições de 2020 e 2021, chegou à categoria máxima, a Diamante. Ao todo, 17 tribunais foram premiados este ano na categoria Diamante. Veja o campeão de cada segmento de Justiça:
- Estadual: TJ de Rondônia, com 90,5%
- Trabalho: TRT de Goiás (18ª Região), com 94,3%
- Eleitoral: TRE de Mato Grosso do Sul, com 98,8% (Prêmio Excelência)
- Militar: TJ Militar de Minas Gerais, com 87,4%
- Superiores: TST, com 85,5%
Em 2023, a premiação considerou princípios como a simplificação de alguns critérios, a redução no número de capacitações exigidas, a retirada de itens já cumpridos, mudança na quantidade de premiados e fim do recurso pós-entrega da premiação. Além disso, foram implementados critérios para avaliar a participação feminina.
Equipe Ouro
“A conquista é o reconhecimento do bom trabalho desenvolvido por nossos administradores na gestão dos recursos institucionais e também de nossos juízes e servidores - não à toa, somos o campeão nacional em conciliação, de acordo com o Relatório Justiça em Números do CNJ. Em resumo, trata-se de um reconhecimento a esta verdadeira equipe ouro que temos aqui no TRT de Santa Catarina”, avaliou o presidente do TRT-SC, desembargador Amarildo Carlos de Lima.
Ele está no Encontro acompanhado da vice-presidente, desembargadora Quézia Gonzalez, e dos juízes Roberto Masami Nakajo, gestor de Metas, e Ozéas de Castro, auxiliar da Corregedoria.
O evento conta com a presença de líderes dos tribunais brasileiros e integrantes da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário, com o objetivo de debater desafios enfrentados ao longo do ano e aprovar metas nacionais e específicas para 2024.
A abertura foi feita pelo presidente do Supremo Tribunal Federal e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, que reforçou a importância de os tribunais implantarem técnicas de linguagem simples para se comunicarem melhor com o cidadão.
Texto: Clayton Wosgrau, com informações do CNJ
Secretaria de Comunicação Social/TRT-SC
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br