TST promove encontro para comemorar o Dia do Ouvidor

Desembargadora Viviane Colucci, ouvidora do TRT-SC, também participou do evento

17/03/2015 18h21
Desembargadora Viviane no dia do Ouvidor com desembargadores
Ouvidores de diversos Regionais prestigiaram o evento, como a desembargadora Viviane Colucci, do TRT-SC (2ª a partir da esq.)


Para lembrar a passagem do Dia do Ouvidor, comemorado nesta segunda-feira (16), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) promoveu um encontro que reuniu os ouvidores dos tribunais regionais do trabalho e do TST e o presidente do Tribunal Superior, ministro Antonio de Barros Levenhagen. O evento também foi marcado pela inauguração da Galeria de Ouvidores do TST.

Ministro Levenhagen inaugura galeira de Ouvidores
Ministro Levenhagen inaugurou a Galeria de Ouvidores do TST

A desembargadora vice-presidente e ouvidora do TRT-SC, Viviane Colucci, prestigiou o encontro. Ela e outros ouvidores do país integram o Coleouv – Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho -, criado com o objetivo de contribuir na elevação dos padrões de transparência, presteza e segurança das atividades realizadas pelas ouvidorias.

Em novembro do ano passado, o colegiado encaminhou uma proposta de reestruturação das ouvidorias ao TST, que está sendo analisada. Atualmente, algumas ouvidorias funcionam em espaços improvisados, com servidores deslocados de outras áreas. Outra questão apontada pelo grupo foi a acumulação das atribuições do cargo de ouvidor com outros cargos de direção, como ainda acontece em alguns tribunais, inclusive no Regional catarinense.

Reestruturação

Este é o segundo ano da magistrada à frente da gestão da Ouvidoria. Vários projetos estão em andamento, como o Plano de Ações da Ouvidoria, elaborado a partir do diagnóstico inicial feito no primeiro semestre de 2014. O documento traz uma proposta de reestruturação geral da Órgão, com reorganização da estrutura, atualização do sistema informatizado, elaboração de um plano de comunicação social e mapeamento e otimização dos processos de trabalho.

Outras áreas do Tribunal estão envolvidas nesse projeto de reestruturação. A Secretaria de Planejamento e Gestão, por exemplo, já concluiu o mapeamento e os fluxogramas dos processos de trabalho e realizou um diagnóstico detalhado da situação atual da área. Segundo Felipe Krusser Primo, assessor à disposição da Ouvidoria, o relatório conclusivo deve ser apresentado nos próximos dias à Administração.

A Secretaria de Informática está estudando alternativas para a implantação de um novo sistema informatizado, que permita, principalmente, a concentração de todos os dados num único banco. “Isso vai possibilitar a geração de relatórios estatísticos aptos a subsidiar a Administração na identificação de falhas, tanto pontuais quanto sistemáticas, e também acertos na prestação dos serviços, atingindo, assim, o seu fim de servir não só como um canal de diálogo com a população, mas também como um instrumento de auxílio à gestão”, observa Felipe.

Todas essas ações têm um objetivo em comum: fortalecer a atuação da Ouvidoria como um canal de comunicação com a população e um mecanismo apto a propiciar um retrato das atividades da Instituição, capaz ainda de fomentar a criação de políticas institucionais. “Está cada vez mais claro que o fortalecimento das ouvidorias é fundamental para ampliar o acesso ao Judiciário e também para o aperfeiçoamento do serviço público”, assinala a desembargadora Viviane Colucci.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - TRT-SC
Direção (48) 3216-4320 - Redação 3216-4303/4306/4348

 

Leia Também: