Diante das restrições impostas em função da pandemia do novo coronavírus, as varas do trabalho do TRT-SC estão realizando audiências por meio virtual.
No Fórum Trabalhista de Lages, a primeira audiência a distância aconteceu na 1ª Vara, na terça (5), a pedido das partes. Presidida pela juíza titular, Patrícia Pereira de Sant'Anna, a mediação terminou em acordo.
A magistrada observou que, ao mesmo tempo em que a mudança pode gerar dificuldades em razão da necessidade de utilizar tecnologias, essas ferramentas que podem facilitar o acesso de quem mora longe.
“É um paradoxo e um marco para a Justiça do Trabalho na serra catarinense”, ressaltou.
No Vale
Na 1° VT de Itajaí, o juiz Armando Zilli realizou oito tentativas de conciliação por videoconferência. Uma delas resultou em acordo, com pagamento de R$ 30 mil ao reclamante.
Após a audiência, o magistrado agradeceu às partes e advogados presentes e constatou a probabilidade de que, durante um bom período, essa seja a forma com que as audiências serão realizadas.
“Embora não tenham sido obtidos muitos acordos, a própria marcação das audiências aproximou o diálogo entre as partes, que talvez não existiria caso não tivessem sido designadas”, afirmou.
Oeste
Em Chapecó, a plataforma já faz parte da nova realidade de trabalho. A juíza titular da 3ª VT do município, Vera Marisa Vieira Ramos, conduziu nove tentativas de conciliação, todas finalizadas em acordo, somando um total de cerca de R$ 66 mil. Dentre os processos conciliados, constava uma ação indenizatória com laudo médico.
Texto: Luana Cadorin / Imagem: divulgação
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br