TRT-SC realiza primeira sessão colegiada com nova ferramenta de videoconferências

26/04/2021 18h02, atualizada em 26/04/2021 18h57

O TRT-SC realizou, na última quinta-feira (22), a primeira sessão colegiada pela nova ferramenta de videoconferência para audiências e sessões online, o Zoom. O pioneirismo foi da 1ª Câmara, que enfrentou uma pauta de 221 processos, com 39 sustentações orais de advogados. 

O Zoom tornou-se a única plataforma de audiências e sessões da Justiça do Trabalho catarinense a partir desta segunda (26), conforme prevê a Portaria CR 1/2021, editada pela Corregedoria Regional. A mudança deve-se a uma licitação feita pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e vencida pela empresa. De acordo com a Resolução 285/2021 do Conselho, os TRTs que utilizam o Google Meet ou outra plataforma têm até esta sexta-feira (30) para fazer a substituição. 

Desembargador Hélio Lopes em plano fechado, participando da sessão, em captura de tela de vídeo do Youtube
Desembargador Hélio Lopes: "nova plataforma é mais simples de usar".

O presidente da 1ª Câmara, desembargador Hélio Bastida Lopes, considera a plataforma mais simples de usar que a anterior. “Uma das funcionalidades que me chamaram a atenção são as teclas de atalho para áudio e vídeo. É possível liberar ou bloquear o áudio pela barra de espaços, por exemplo, ficou bem prático”, avalia. 

Para o advogado que fez a primeira sustentação oral pelo Zoom, tudo transcorreu com tranquilidade. “Uma boa ferramenta deve permitir que alguém que não conheça muito de informática, como é o meu caso, possa trabalhar numa boa. E foi isso que senti”, afirma Milton Mendes de Oliveira, com 44 anos de profissão. 

O retorno positivo também foi dado pela servidora Adriana Maria Ramos, que secretaria as sessões da 1ª Câmara. “A ferramenta tem mais recursos que a anterior e vamos explorá-los aos poucos, no decorrer das próximas sessões. A princípio, usamos as funcionalidades mais semelhantes às da antiga plataforma para nos adaptarmos aos poucos às inovações”, diz ela.

Além das pessoas citadas acima, participaram da sessão os desembargadores Roberto Guglielmetto e Wanderley Godoy Júnior; os juízes convocados Narbal Fileti e Hélio Romero; o procurador regional do trabalho Alexandre Freitas e os demais advogados que sustentaram oralmente.

 

 

Texto: Clayton Wosgrau / Imagens: Banco de imagens e captura de tela
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
secom@trt12.jus.br

Leia Também: