Em dois anos, período passou de 133 para 89 dias
Os cidadãos que ajuizarem hoje uma ação no TRT-SC vão aguardar, em média, cerca de três meses, ou 89 dias, até a primeira audiência. Esse período é um terço menor que o de novembro de 2015, que era de 133 dias. Os dados foram divulgados pela corregedora do Tribunal, desembargadora Lourdes Leiria, durante o 5º Encontro Institucional da Magistratura do TRT-SC, realizado semana passada.
Reduzir os prazos das pautas de audiências iniciais era um dos maiores objetivos da atual Administração do Tribunal, o que resultaria no aumento da celeridade processual. “Desde o início da gestão tive contato com vários juízes, fazendo reuniões e procurando maneiras de ajustar as pautas. Esse esforço valeu a pena e entendo que se obteve um ótimo resultado nesses quase dois anos”, afirmou Lourdes Leiria.
Outro resultado destacado pela corregedora foi o aumento da produtividade dos magistrados. Em 2016, os juízes solucionaram 12.059 processos a mais que em 2015, e neste ano estão solucionando mais do que solucionaram em 2016, o que dá uma estimativa de quase 25 mil processos julgados a mais no último biênio.
Mais acordos
A desembargadora ressaltou ainda o alto índice de processos solucionados por conciliação na fase de conhecimento (47,2%) no TRT-SC, que o coloca na primeira posição entre os regionais trabalhistas de médio porte. O desempenho, destacou Leiria, tem grande contribuição do Centro de Conciliação de Florianópolis, que desde a sua criação, em junho de 2016, conciliou mais de três mil processos. A corregedora sugeriu aos magistrados a criação de estruturas semelhantes em outras cidades com alto volume processual, como Balneário Camboriú, Joinville, Jaraguá do Sul, Criciúma e Blumenau, entre outras.
Texto: Carlos Nogueira / Foto: Camila Velloso
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br