A Vara do Trabalho de Canoinhas completa, nesta terça-feira (19), duas décadas de instalação. A unidade comemora o aniversário demonstrando um elevado índice de conciliação: o maior no estado e um dos dez maiores do país. Conforme relatório de 2008 da Corregedoria Regional, divulgado recentemente, enquanto a média de acordos em relação aos processos solucionados no Estado ficou em 45%, a de Canoinhas chegou a 75%. No último relatório geral da Justiça do Trabalho, realizado com números de 2007, a unidade estava na décima posição entre as 383 varas do país, com o índice de 70%, similar ao de países de economia central.
Outro dado que é destaque da vara trabalhista é o número de processos na fase de execução. Enquanto a média no estado, em 2008, foi de 1370 ações por vara, Canoinhas tinha menos da metade: 560. Elas representam cerca de 54% dos processos que tramitam na unidade.
São responsáveis pela jurisdição, que atende cerca de 94 mil pessoas, os juízes Lauro Stankiewicz e Gustavo Rafael Menegazzi, 9 servidores e uma estagiária. Além de Canoinhas, eles atendem aos municípios de Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Major Vieira e Três Barras, que geram um PIB de R$ 1,1 bilhão e têm a economia voltada, principalmente, aos ramos madeireiro e agrícola.
Fonte: Assessoria de Comunicação do TRT/SC
ascom@trt12.jus.br - (48) 3216.4320