Em cerimônia que lotou a sala de sessões do Tribunal Pleno, tomou posse nesta quinta (30) o novo desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, Wanderley Godoy Junior. Advogado com 24 anos de carreira na área trabalhista, ele assume uma das duas vagas da Corte destinadas à OAB, ocupada anteriormente pelo desembargador aposentado Jorge Luiz Volpato.
Godoy Junior abriu seu discurso fazendo uma retrospectiva de sua carreira, iniciada em 1993. Na época, quando ainda era estagiário de Direito, foi convidado por um amigo de infância a abrir um escritório de advocacia em Itajaí. Localizado próximo a um sindicato, suas demandas vinham basicamente da área trabalhista.
Em 2000 começou a lecionar na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), onde veio a se tornar advogado sênior e responsável por toda a área trabalhista da instituição. Foi assim, disse, que passou a frequentar o Tribunal, realizando sustentações orais e participando de solenidades.
“Sempre me senti bem aqui, tanto nos eventos de posse como nas visitas com alunos. Nas sustentações, sentia que poderia estar aqui algum dia. Durante a campanha (de indicação ao cargo) e depois da nomeação, o que mais me chamou a atenção foi a excelente recepção dos desembargadores e servidores, fazendo com que o trato ficasse mais fácil e próximo, uma verdadeira família, até porque passarei mais tempo com eles do que com a minha”, afirmou o desembargador, que é casado e pai de três filhos.
Futuro da JT
Godoy também destacou a campanha nacional em defesa da Justiça do Trabalho, que será lançada nesta sexta (31) e veiculada nas redes sociais. “Não importa o que temos pela frente: ataques, orçamento apertado, crises nos poderes. Nada vai abalar o Poder Judiciário trabalhista, em especial o de Santa Catarina, que seguirá firme e forte na sua jurisdição, protegendo principalmente o fiel cumprimento da legislação trabalhista”, disse.
Emocionado, agradeceu aos familiares e aos colegas de profissão, que contribuíram para sua conquista. O empossado concluiu seu discurso citando Ayrton Senna: “Seja você quem for, seja qual for a posição social que tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá”.
Discursos
Foi o desembargador Roberto Guglielmetto quem saudou o empossado em nome do Tribunal. Ele afirmou que o Pleno acertou na escolha de seu nome ao indicá-lo para a lista tríplice. Ressaltou as dificuldades que os cortes orçamentários impuseram à Justiça do Trabalho, que ainda assim tem mantido sua legitimidade pelo elevado grau de comprometimento dos juízes, desembargadores e servidores.
O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Marcelo Goss Neves, ressaltou que ocupar o cargo de desembargador atualmente é um grande desafio, não só pelo aumento do volume de trabalho, mas também pelas crises financeira, ética e política que o Brasil enfrenta. “Não é só um desejo, mas também uma responsabilidade. O doutor Wanderley Godoy Junior veio para agregar conhecimento e a experiência de quem tem a perspectiva do outro lado do balcão”, assinalou.
O presidente da OAB-SC, Paulo Marcondes Brincas, destacou que o novo desembargador vem com a “dificílima” missão de ocupar a cadeira de Jorge Volpato, que “muito colaborou para o êxito do TRT-SC nos últimos 17 anos”. O advogado ressaltou ainda que o colega assume a posição num momento difícil para a Justiça do Trabalho, de cortes orçamentários e ameaças veladas e expressas de autoridades parlamentares.
“A experiência como advogado militante do desembargador Wanderley Godoy Junior vem, dentro do espírito do quinto constitucional, para aperfeiçoar a atuação deste Tribunal e colaborar na entrega da prestação jurisdicional à população mais carente”, afirmou.
Texto: Camila Velloso / Foto: Simone Dalcin
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br