A riqueza de informações que os processos judiciais registram e as pesquisas que eles viabilizam, como também proporcionam o estudo da História da nossa sociedade sob o ponto de vista social, político, econômico, cultural e linguístico, entre outros, são fundamentais para a afirmação da nossa identidade e para a construção da cidadania. Daí serem os documentos e os processos judiciais reconhecidos constitucionalmente como Patrimônio Público.
A fim de que tais processos fossem identificados mais facilmente, o TRT da 12ª Região realizou um concurso visando escolher uma logomarca para compor o Selo Acervo Histórico para identificar processos de valor histórico em razão da relevância de temas, pessoas e fatos tratados nas ações trabalhistas.
Foram inscritos vários trabalhos, e após criteriosa seleção, a obra escolhida foi de autoria da servidora Simone Beatriz Dalcin, cuja logomarca tem como elemento central a coluna greco-romana sustentando um processo simbolizado por um livro aberto. A coluna, além de remeter às origens da história do direito, representa base, solidez, alicerce, sustentação e o apoio necessário para que o acervo perdure e conserve a história do TRT da 12ª Região. O processo é o elemento principal do acervo e está representado aberto demonstrando que suas informações devem ser resguardadas e compartilhadas, iluminando as idéias e decisões dos que buscarem suas páginas. Em relação às cores utilizadas, o amarelo simboliza resplendor, brilho, jovialidade e alegria e é a cor que mais se assemelha ao sol. Ele refulge e ilumina o espírito humano e remete ao conhecimento e à sabedoria, irradiando discriminação intelectual, discernimento e capacidade de decisão. O azul é a cor da profundidade e da aspiração e está associada ao dever, à beleza, à habilidade e ao infinito.
A implantação do Selo Acervo Histórico visa compartilhar a responsabilidade na seleção de documentos e processos de natureza histórica e estimular a participação de toda a comunidade jurídico trabalhista na preservação da memória institucional e coletiva.