Curso ensina na prática como trabalhar com o processo eletrônico

Público-alvo são profissionais do Direito de Joinville, cujo Foro recebe novidade a partir de 1º de outubro

21/09/2011 15h35

Profissionais do Direito que atuam na região de Joinville vão ter a oportunidade de conhecer, na prática, o processo eletrônico da Justiça do Trabalho catarinense (JT-SC) neste final de semana. O curso será na Sociesc de Joinville, sexta-feira (23) e sábado (24), e contará com a participação de cinco servidores da Justiça do Trabalho que lidam diariamente com o Provi, o processo eletrônico da JT-SC. Com 496 participantes, as inscrições foram encerradas na semana passada.

O curso está sendo promovido pela Associação Catarinense dos Advogados Trabalhistas (Acat), com o apoio da OAB/SC, do TRT/SC e da Sociesc. A ideia partiu da Acat e surgiu com a proximidade da implantação do processo eletrônico em Joinville, em 1º de outubro. A partir dessa data, novas ações trabalhistas no Foro deverão ser propostas apenas pela internet. "Conhecer essa nova tecnologia e saber usá-la é fundamental para os advogados", afirma o presidente da Acat, Felipe Caliendo.

A programação foi dividida numa parte inicial, mais teórica, e noutra prática. Na sexta, a palestra de abertura, às 20h, ficará por conta do advogado César de Oliveira, presidente da Comissão de Tecnologia da Informação (TI) da OAB/SC. No sábado pela manhã, um debate entre o advogado Gustavo Villar Guimarães e o juiz do trabalho Roberto Basilone Leite, um dos primeiros a trabalhar diretamente com a novidade, em 2009, pretende mostrar o processo eletrônico sob a ótica dessas duas categorias profissionais: advogado e juiz.

O sábado à tarde será reservado para a prática. Os servidores Luiz Alexandre Bergmann, Rômulo Richard, Eder Leone e Jefferson Baptista, todos do Serviço de Distribuição de Florianópolis, vão se revezar para orientar os participantes sobre peticionamento eletrônico e técnicas de digitalização e de navegação dos autos virtuais.

A atividade de encerramento será uma conversa entre o gerente do Provi, servidor do TRT/SC George Alexandre Silva, com os participantes do evento. Ele vai falar sobre qual seria a infraestrutura tecnológica mínima recomendada de um escritório para se advogar com tranquilidade na era virtual, e também sobre certificação digital.

"A essência do processo eletrônico consiste na extinção dos procedimentos burocráticos, que tornam a prestação jurisdicional lenta e cara", afirma o presidente do TRT/SC, desembargador Gilmar Cavalieri.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT/SC
ascom@trt12.jus.br - (48) 3216.4320

Leia Também: