Para facilitar transição, TRT/SC implantou central de atendimento para auxiliar advogados que atuam na jurisdição
Os profissionais do Direito que atuam na jurisdição de Joinville não vão precisar mais sair de seus escritórios para protocolar novas ações trabalhistas. A partir desta segunda-feira (03), começa a funcionar no Foro Trabalhista local o Provi, o processo eletrônico da Justiça do Trabalho de Santa Catarina. Agora, já são 16, entre as 56 unidades judiciárias no Estado, que passam a contar com o processo sem papel: sete varas em Florianópolis, três em São José, uma em Palhoça e cinco em Joinville.
Isso significa que as novas ações trabalhistas autuadas a partir de hoje na jurisdição não terão mais papel e deverão ser propostas diretamente pela internet, pelo Sistema de Transmissão de Dados e Imagens (STDI) do TRT/SC. Para facilitar a mudança, o TRT/SC montou uma central de atendimento no Foro de Joinville com o objetivo de auxiliar os advogados com mais dificuldade. Também disponibilizou uma página em seu portal com uma série de informações sobre o assunto.
O Provi traz uma série de vantagens para quem lida diariamente com os serviços da Justiça, ou seja, os escritórios de advocacia e procuradores de órgãos públicos. A começar pelo fim da carga dos autos, procedimento em que o advogado retira o processo da Secretaria para praticar algum tipo de ato (recurso, resposta de recurso, manifestações em geral). A carga é extinta porque o acesso ao conteúdo do processo é permanente, 24 horas por dia, sete dias por semana, bastando para isso estar conectado à internet.
Quem já vem experimentando essa inovação tecnológica confirma seus benefícios. "Você ganha tempo, porque não precisa mais enfrentar o trânsito para se deslocar até o Fórum, e economiza, já que se livra de uma série de custos, como correio, papel, tinta de impressão", afirma o advogado Gustavo Villar Guimarães. Com escritório em Florianópolis, ele trabalha com o Provi desde 2009, quando a novidade foi implantada no Foro Trabalhista da Capital. "Ninguém precisa se assustar, trata-se apenas de uma mudança de paradigma tecnológico que, nesse caso, vai melhorar a qualidade do nosso trabalho".
As vantagens do processo eletrônico também são compartilhadas pelo presidente da subseção da OAB/SC em Joinville, Miguel Teixeira Filho. De acordo com ele, não resta dúvidas que a novidade vai agilizar a tramitação processual. "As 'fases mortas' do processo vão acabar, e os prazos serão automaticamente ampliados até meia-noite", observa.
Ele acredita, porém, que os advogados locais ainda não estão totalmente preparados para a mudança. Por isso, considera "excelente" a iniciativa do TRT/SC de montar uma central de atendimento no Foro, para auxiliar os advogados que tiverem mais dificuldade. "O advogado é um ser muito solitário. Por mais que nos empenhemos, nem sempre conseguimos mobilizar a categoria da forma como gostaríamos", constata.
Roteiro do Processo Virtual
1. Cadastre-se no STDI
2. Digitalize de forma eficiente
3. Organize seus arquivos
4. Como apresentar a Contestação
Dúvidas? Entre em contato com as centrais de atendimento Provi:
Florianópolis, São José e Palhoça - (48) 3216-4093
Joinville - (47) 3431-4900
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT/SC
ascom@trt12.jus.br - (48) 3216.4320