A juíza Patricia Braga Medeiros, titular da 1ª Vara do Trabalho de Criciúma, realizou na última semana uma atividade de prática de audiência com acadêmicos de Direito da Escola Superior de Criciúma (Esucri), localizada na região. O convite partiu de uma professora da faculdade, que estava preocupada porque os alunos estavam para se formar sem ter passado por essa experiência.
Duas turmas de prática assistiram à palestra inicial e uma delas fez a audiência simulada. As atividades duraram pouco mais de duas horas e todas as medidas de prevenção foram tomadas. A juíza Patricia falou aos alunos sobre a importância da conciliação, explicou como obter acesso aos links das audiências telepresenciais, que são públicas, e respondeu a perguntas.
Simulação
Em seguida, alguns alunos realizaram uma audiência simulada. O caso havia sido passado pela professora e os participantes o haviam estudado. A juíza Patricia interpretou a magistrada e os alunos se dividiram nos papeis de partes e testemunhas.
“Foi uma atividade muito interessante e todos ficaram bastante satisfeitos pelos ensinamentos recebidos. Achei muito importante essa aproximação e o incentivo a eles participarem. A partir desta experiência, acredito que estarão mais preparados para a atividade profissional quando forem fazer uma audiência como advogados formados”, concluiu a magistrada.
Texto: Camila Velloso / Fotos: divulgação
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
secom@trt12.jus.br