Não adianta administrar o tempo, se não se sabe o que fazer com ele. Essa foi a tônica da palestra "O tempo em sua vida", do pesquisador e engenheiro Fernando Serra, na abertura do segundo dia da programação do 1º Módulo de 2010 da Escola Judicial do TRT de Santa Catarina. O evento, realizado no Hotel Majestic em Florianópolis, nessa quinta e sexta-feira, encerrou com a palestra "Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez", do especialista em esporte para as pessoas portadoras de deficiência Steven Dubner.
Serra é autor de 12 livros sobre empreendedorismo e administração do tempo. "Quando não elegemos prioridades em nossa vida, é mais ou menos como escolher um caminho sem saber para onde ir", comparou.
Para ele, existem duas categorias de tempo: o ‘tempo- dinheiro’ e o ‘tempo-doado’. O primeiro é o que dedicamos ao trabalho, enquanto o segundo é aquele que doamos a nós mesmos, para nosso lazer e nossa família.
“Embora seja consenso que o ‘tempo-doado’ é mais valioso, acabamos priorizando sempre o ‘tempo-dinheiro’, muitas vezes sem criar limites para ele”, afirmou Serra, que atualmente está fazendo pós-doutorado em Administração pela USP.
O especialista deu duas orientações básicas para quem quer administrar melhor o tempo. O primeiro, incluir na rotina diária atividades que tenham relação com algum objetivo futuro. Segundo, dedicar mais espaço na agenda para o 'tempo-doado', realizando atividades prazerosas. "Eu, por exemplo, surfo uma vez por semana. Tempo não se armazena e não se restitui, por isso precisamos aproveitá-lo bem".