Juiz e servidor apresentam Liods-TRT12 e experiência em inovação ao TRT do Pará e Amapá

23/06/2021 18h38, atualizada em 23/06/2021 19h29

O juiz Roberto Masami Nakajo, do comitê gestor de sustentabilidade, e o coordenador Fernando Marcon, da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento de Sistemas (CIDS), foram recebidos por videoconferência, nesta quarta-feira (23) pelo TRT da 8ª Região (Pará e Amapá). O objeto da visita telepresencial foi o de abordar a experiência em inovação do TRT-SC e o Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do TRT-SC (LIODS-TRT12).

Além de apresentarem as portarias que instituíram o LIODS-TRT12 (PRESI 246/2020), o Comitê Interdisciplinar do Programa de Inovação (PRESI 247/2020) e o Certificado Agenda 2030 (PRESI 267/2020), o magistrado e o servidor também mostraram fotos do laboratório e explicaram o fluxo de trabalho dos projetos. Por fim, expuseram sobre alguns projetos já desenvolvidos e em desenvolvimento no LIODS-TRT12.

“Este contato com laboratórios de inovação de outros tribunais é muito importante, inclusive diante da recente publicação da Resolução CNJ 395/2021, que implantou a Rede de Inovação do Poder Judiciário (Renovajud)", assinalou o juiz Nakajo.

Participaram da reunião o desembargador José Maria Quadros de Alencar, coordenador do LIODS do TRT da 8ª Região, além de magistradas, magistrados, servidoras e servidores daquele Regional.


Expojud e E-labs


Entre os dias 22 e 24 de junho o LIODS-TRT12 está com um estande virtual na 4ª Edição do Expojud (Congresso de Inovação, Tecnologia e Direito para o Ecossistema de Justiça). O evento, que é totalmente online e gratuito, pode ser acessado por meio deste link. Nele, o estande virtual do laboratório do TRT-SC está disponível no pavilhão 2 das “instituições de justiça”.

Em junho também aconteceu o Encontro Nacional de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário (E-labs). O evento reuniu representantes de diversos tribunais que atuam com soluções inovadoras, buscando debater modelos, compartilhar experiências e explorar novas possibilidades no âmbito do sistema de Justiça.

No E-labs (a partir da esquerda): Juiz Luis Colussi (canto superior), juiz Roberto Nakajo (canto inferior), juiz Bráulio Gumão e juíza Caroline Tauk.
No E-labs (a partir da esquerda): Juiz Luis Colussi (canto superior), juiz Roberto Nakajo (canto inferior), juiz Bráulio Gusmão e juíza Caroline Tauk.



No encontro dos laboratórios, o juiz Nakajo, coordenador operacional do LIODS-TRT12, participou do painel “Laboratórios de Inovação Tecnológica”, juntamente com a juíza auxiliar da presidência do STF, Caroline Tauk, e do juiz do trabalho do TRT do Paraná, Bráulio Gusmão. O painel foi mediado pelo presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, Juiz Luiz Colussi. 

Nesse encontro, também houve a apresentação de um “pitch” sobre o LIODS-TRT12.

Assista aqui aos vídeos do painel e do pitch.

Leia Também: