Juízes do TRT/PR conhecem o Processo Virtual da Justiça do Trabalho catarinense

27/03/2009 16h35

O Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina recebeu, nessa quinta-feira (26), a visita do desembargador do TRT/PR Sérgio Murilo Rodrigues Lemos e dos juízes Braulio Gabriel Gusmão e José Aparecido dos Santos, presidente da AMATRA IX e diretor do Fórum de Curitiba, respectivamente. Os magistrados foram apresentados ao Sistema de Processo Virtual (Provi) do TRT catarinense.

Para demonstrar como funciona a tramitação de um processo eletrônico, o servidor George Alexandre Silva, da Secretaria de Informática (Seinfo), utilizou uma ação virtual hipotética. Silva navegou pelo processo eletrônico demonstrando todo o funcionamento do sistema e também respondeu a questionamento feitos pelos magistrados, que conheceram, ainda, o peticionamento eletrônico.

Antes da apresentação, os juízes estiveram reunidos com a juíza-presidente do TRT/SC, Marta M. Villalba Falcão Fabre; o corregedor, Gilmar Cavalieri; e o diretor da Escola Judicial, Edson Mendes de Oliveira. Um dos assuntos discutidos durante o encontro foi a questão da informatização do processo judicial na Justiça do Trabalho e seus impactos na mudança da prática do exercício da advocacia. O desembargador Sérgio Murilo destacou a facilidade que o processo eletrônico traz para os advogados. “Não será mais preciso sair do escritório”, enfatizou.

Expansão

A Justiça do Trabalho catarinense, a partir de 1ª de maio, irá expandir o Provi, sistema colocado em prática, inicialmente, nos processos de rito sumaríssimo distribuídos para a 1ª e 2ª Vts de Florianópolis. A partir dessa data, todos os processos novos dessas varas irão tramitar por meio eletrônico, mesmo que o advogado apresente a petição inicial em papel, pois, nesse caso, os documentos serão digitalizados.

apresentação do Provi aos desembargadores do Paraná

 

Leia Também: