Gripe A

TRT adota medidas para evitar disseminação do vírus

13/08/2009 15h50

 

médicos Júlio Cruz e Dolores Amorim dos Santos

Servidores e magistrados com qualquer um dos sintomas da Gripe A devem procurar um serviço médico para avaliar possível afastamento do trabalho. Essa foi a orientação que o Serviço de Assistência aos Servidores (Saser) deu a diretores e assessores de todas as unidades da Justiça do Trabalho, em reunião realizada na tarde de ontem no auditório do TRT e transmitida para todo o Estado via ensino a distância.

A idéia que a equipe médica quer passar é a seguinte: embora a Gripe A não seja motivo para pânico, também não deve ser negligenciada. “Mesmo quem não tiver febre, mas possuir algum outro sintoma, deve procurar assistência junto ao Saser ou ao seu profissional de confiança”, orientou o médico Júlio Cesar Cruz da Silva, que, juntamente com a colega Dolores Cunha de Amorim Santos, prestou os esclarecimentos. Os principais sintomas da Gripe A são febre alta de início súbito maior do que 38°C, tosse, dor de cabeça intensa, dor de garganta, dor muscular e dor nas articulações.

A equipe médica também deu recomendações sobre como evitar o contágio e a transmissão do vírus H1N1. Eles reforçaram, particularmente, a importância da higienização das mãos com água e sabão como principal medida para evitar o contágio. “A limpeza com álcool é apenas um instrumento complementar, que não substitui a higienização das mãos com água e sabão”, explicou Júlio.

Suspensão de prazos e de expediente

Por enquanto, a Administração do TRT/SC não pretende suspender prazos nem expediente. A orientação é aguardar as ações das autoridades locais nas cidades onde existem unidades da Justiça do Trabalho antes de se tomar qualquer providência.

Atendimento ao público

Os superiores hierárquicos devem afastar as servidoras gestantes das atividades que impliquem em contato direto e contínuo com o público em geral, durante o mês de agosto. A mesma medida vale para as magistradas gestantes. O Saser vai estudar também uma idéia sugerida por alguns servidores: a limpeza mais freqüente dos balcões de atendimento, já que eles recebem uma grande quantidade de pessoas diariamente.

Máscaras

As máscaras de proteção devem ser utilizadas apenas sob recomendação médica, e somente para aquelas pessoas que apresentarem algum sintoma da Gripe A.

Processos contaminados?

Outra preocupação dos servidores diz respeito à possibilidade de contágio através do manuseio dos processos. Quando estão em carga, eles acabam sendo manejados por diversas pessoas. A médica Dolores esclarece: “para que o contágio ocorra, precisa haver secreção no processo, ou seja, não precisamos ter medo dos processos”.
Para mais informações, acesse os links abaixo, todos do site do Ministério da Saúde:

10 perguntas e respostas sobre a Influenza A

Recomendações

Formas de Contágio (vídeo)

 

 


Fonte: Assessoria de Comunicação do TRT/SC
ascom@trt12.jus.br - (48) 3216.4320

Leia Também: