TRTs da Região Sul apresentam suas boas práticas

23/10/2009 12h58

Começou na tarde desta quinta-feira (22) o “III Encontro dos TRTs da Região Sul”, evento que levou à Porto Alegre magistrados e servidores das três instituições para a troca de experiências e discussão das metas e objetivos comuns. No primeiro dia os participantes se revezaram na apresentação das boas práticas de cada tribunal. À noite foi realizado, na sede da Amatra4 (Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região) um jantar de confraternização dos integrantes do evento.

A mesa oficial de abertura do evento foi composta pelos presidentes do TRT-RS (4ª Região), Desembargador João Ghisleni Filho, do TRT-PR (9ª Região), Desembargadora Rosalie Michaele Bacila Batista, e do TRT-SC (12ª Região), Juíza Marta Maria Villalba Falcão Fabre, e pelos corregedores do TRT-RS, Desembargadora Beatriz Zoratto Sanvicente, e do TRT-SC, Juiz Gilmar Cavalieri. Logo após as manifestações dos três presidentes, foi a vez dos representantes das três escolas judiciais fazerem suas avaliações das atividades desenvolvidas, antes de retornarem à reunião do Conematra, que também acontece em Porto Alegre. O Diretor da Escola Judicial do TRT-RS, Des. Flavio Sirangelo, aproveitou a oportunidade para explicar o  funcionamento dos minicursos para qualificação de pessoal, uma das boas práticas eleitas pelo Tribunal gaúcho. 
 

Presidente Mrta fabre na abertura do Encontro

A seguir, teve início oficial a divulgação das boas práticas: o TRT-RS apresentou a transmissão de sessões de julgamento pela internet, o projeto de Ensino a Distância, a atuação do Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul, o Precad (Pré-Cadastramento de Petições Iniciais) e o ADM Eletrônico (sistema para a tramitação totalmente eletrônica dos processos de matéria administrativa). O Tribunal paranaense expôs seu Sistema Fidelis, que envolve a gravação de audiências e sua disponibilização na internet, e as Varas Digitais, nas quais a tramitação dos processos é totalmente eletrônica. Santa Catarina contribuiu com seu Sistema de Postagem Eletrônico (envio das intimações aos Correios eletronicamente), a elaboração (e confirmação  de pagamento) digital de guias de depósito, os processos Virtual (Provi) e Administrativo Virtual (Proad) e a ferramenta para atualização automática de valores de cálculos trabalhistas.
 

diretores e servidores no público


Nesta sexta-feira (23) as atividades reiniciaram-se pela manhã, com as reuniões setoriais discutindo temas relativos às Corregedorias, Escolas Judiciais, Direções Administrativa e Judiciária, Memoriais, Apoio Administrativo, Recursos Humanos, Informática, Engenharia e Arquitetura, Planejamento Estratégico e Comunicação Social. À tarde, ocorrem novos debates e a definição das conclusões do encontro.

 


Fonte: Assessoria de Comunicação do TRT/RS adaptado pela Assessoria de Comunicação do TRT/SC

Leia Também: