Ferramenta MaisPJe levou o primeiro lugar na categoria Primeiro Grau, seguido de iniciativa da 3ª VT de Lages; projeto da Coordenadoria de Saúde foi vice na categoria Segundo Grau
A ferramenta MaisPJe, desenvolvida no Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina, ganhou o primeiro lugar na edição de estreia do Prêmio Cooperari - Estratégias para Evoluir, promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Relativa à categoria primeiro grau, a conquista foi compartilhada com o Assistente Virtual da Justiça do Trabalho, do TRT da 15ª Região, já que ambos softwares foram concebidos utilizando a mesma tecnologia e com objetivos complementares e, por isso, tiveram inscrição conjunta.
O Cooperari tem o intuito de identificar as melhores iniciativas já realizadas pelos TRTs e Varas do Trabalho para aplicação nacional em toda a Justiça do Trabalho. O projeto vencedor conquistou 3.473 votos, sendo que a votação foi aberta a toda a sociedade - no total, foram quase 10 mil votos. A solenidade virtual de premiação foi transmitida nesta sexta (3) pelo canal do órgão no YouTube e contou com a participação de ministros, desembargadores e outras autoridades do Judiciário. A abertura foi realizada pela presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do CSJT, ministra Maria Cristina Peduzzi.
Mosaico da transmissão do evento
O aplicativo MaisPJe, vencedor da categoria Primeiro Grau, foi desenvolvido pelo servidor Fernando Marcon, quando era diretor da Vara do Trabalho de Palhoça - atualmente, ele ocupa a direção da Coordenadoria de Desenvolvimento e Inovação (Cids). A ferramenta automatiza cerca de 400 tarefas no ambiente do PJe, permitindo que o usuário consiga realizar vários atos processuais com poucos cliques. Na 15ª Região, o assistente virtual foi concebido por Sisenando de Souza, da 1ª Vara do Trabalho de Taubaté.
O MaisPJe já está sendo utilizado por cerca de mil servidores da JT no Brasil. O próximo passo é a homologação do CSJT para ser oficializado nacionalmente.
Além do primeiro lugar, o TRT-SC também conquistou o segundo lugar na mesma categoria, com um projeto da 3ª Vara de Lages. A iniciativa, coordenada pelo juiz Daniel Lisboa, consiste em um cadastramento prévio dos maiores litigantes para que eles recebam as citações e comunicações oficiais pelo Diário Eletrônico (DEJT). O projeto obteve 2.544 votos.
“A premiação recebida nesta primeira edição do Prêmio Cooperari - estratégias para evoluir do CSJT orgulha a todos que compõem o TRT-12, de forma pessoal e institucional, o que só foi possível porque a Justiça do Trabalho de Santa Catarina possui servidores(as) e magistrados(as) imbuídos(as) do espírito inovador e comprometidos(as) com a busca da eficiência na gestão administrativa e com o constante aprimoramento na prestação jurisdicional. Cumprimento a todos e todas que participaram com suas iniciativas e contribuíram para esta conquista”, assinalou a presidente do TRT-SC, desembargadora Lourdes Leiria.
Ergonomia
Além dos dois primeiros lugares na categoria Primeiro Grau, a JT-SC levou o segundo lugar na categoria Segundo Grau, com o projeto “Análise ergonômica remota dos postos de trabalho domiciliares dos teletrabalhadores oficiais do TRT da 12ª Região”.
Desenvolvida pela equipe de Saúde do TRT-SC e coordenada pela fisioterapeuta Angela Mazzi, a proposta consiste em avaliar de forma remota, por meio de fotos e questionários, a ergonomia dos postos de trabalho dos magistrados e servidores em teletrabalho. A iniciativa, que obteve 2.687 votos, permite aos interessados sanar dúvidas e fazer os ajustes conforme orientações passadas pelos fisioterapeutas do Tribunal.
O primeiro lugar da categoria ficou com o projeto “Choque de gestão no recurso de revista”, do TRT-RS, com 2775 votos.
Texto: Camila Velloso e Luana Cadorin / Foto: mosaico da transmissão
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 - secom@trt12.jus.br
Whats: (48) 99114.7284