Desembargador conversou com a presidente da Ordem, Cláudia Prudêncio, sobre futuros projetos em parceria
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), desembargador José Ernesto Manzi, visitou na manhã desta sexta-feira (4) a seccional catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC). O magistrado foi recebido pela presidente da Ordem, Cláudia Prudêncio, acompanhada de advogados destacados nas lides trabalhistas catarinenses.
Durante o encontro, foram debatidos assuntos como o impacto da pandemia na atividade advocatícia e na prestação jurisdicional e de que modo seria prudente, por um lado, preservar a saúde dos advogados, partes, magistrados e servidores e, por outro, manter a prestação jurisdicional e o acesso à jurisdição. A presidente reconheceu que o avanço tecnológico trouxe mudanças benéficas, mas ressaltou sua preocupação em garantir que ele seja um processo “humanizado e com empatia”, o que implica, em muitos casos, que os atos processuais sejam produzidos na forma tradicional, presencialmente.
O desembargador lembrou, então, que embora o avanço tecnológico traga benefícios em termos de facilidade para a atuação de todos os atores processuais e de acesso, não poderá perder de vista a qualidade da prestação jurisdicional. “A melhor maneira de avançar na tecnologia é não impor. Nossa intenção é promover uma prestação jurisdicional ainda mais célere, sem perder a humanidade característica da Justiça do Trabalho”, afirmou Manzi.
Os presidentes também planejaram uma parceria institucional para ações de cidadania, como mutirões de promoção da conscientização e efetivação de direitos e campanhas de promoção da saúde dos operadores jurídicos, com a utilização dos Cejuscs para outras causas da cidadania, mesmo que não afetas, diretamente, aos processos trabalhistas, dando-se maior aproveitamento às estruturas. Por fim, a presidente Cláudia Prudêncio agradeceu a ida do desembargador à “casa da advocacia” e o convidou para a solenidade de posse da nova diretoria da OAB-SC, a ser realizada no dia 18 de fevereiro.
Além dos presidentes, participaram do encontro o secretário-geral da Presidência do Tribunal, Carlos Tiusso; os advogados Ricardo Corrêa, conselheiro estadual da Ordem; Gustavo Villar Guimarães, coordenador de relações entre OAB e Justiça do Trabalho; Prudente Mello e Felipe Falcão, respectivamente presidente e tesoureiro da Associação Catarinense de Advogados Trabalhistas (ACAT); e Gilberto Teixeira e Cassio Biffi, presidente e vice do Instituto dos Advogados de Santa Catarina (IASC), respectivamente.
Texto e foto: Camila Velloso
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br