Conheça as propostas vencedoras do Encontro Inova TRT-SC - Judiciário

Canal de atendimento ao público, disseminação do conhecimento e otimização dos convênios foram as soluções com melhor pontuação

22/09/2022 13h12, atualizada em 23/06/2023 13h15

Squeeze, Portal do conhecimento facilitado e Poupa convênios. Estas foram as três propostas vencedoras do Encontro Inova TRT-SC - Judiciário, evento dedicado à inovação que reuniu, durante dois dias, diretores e assessores da área Judiciária do TRT-12, em espaço cedido pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

Utilizando a metodologia Canvas, uma ferramenta estratégica de gestão, os participantes se dividiram em dez grupos com o objetivo de buscar soluções para as principais “dores”, problemas e desafios institucionais.

A partir de requisitos preestabelecidos pelo Grupo Via Estação do Conhecimento da UFSC, como tipo de problema, solução encontrada, viabilidade de aplicação e impacto na vida da Instituição e dos usuários, cada grupo recebeu uma pontuação que resultou nos três primeiros colocados.

A seleção foi feita pela juíza auxiliar da Presidência, Ângela Konrath, pela servidora Jamile de Carvalho, da Secretaria da Corregedoria, e pelo professor Ronaldo David Viena Barbosa, doutorando em Direito pela UFSC e ex-diretor de inovação da Universidade entre 2020 e 2022. 

 

equipe
Equipe Squeeze conquistou o primeiro lugar 

Com Squeeze é easy

“Com Squeeze é easy” foi o slogan escolhido para a proposta que conquistou o  primeiro lugar no Inova TRT-SC. Pensando nos múltiplos canais de comunicação voltados ao atendimento do público, a proposta consiste em juntar as plataformas em uma única ferramenta.

“No Squeeze vamos poder responder e-mails, atender telefonemas, chamadas no balcão virtual, mensagens no whatsapp, agendar e realizar atendimentos de advogados em salas virtuais, gerenciar as ligações de modo a direcioná-las a um segundo servidor, se necessário. A ideia ainda é manter o registro dos atendimentos realizados por quaisquer desses meios, o que trará mais segurança e evitará informações conflitantes”, explica Daniella Bernard, assessora do Gabinete do Desembargador Roberto Basilone Leite.   

A possibilidade de desenvolver um aplicativo que “espremesse” as vias de comunicação em um lugar só deu origem ao nome Squeeze (espremer, em português), termo sugerido por Diana Berti, diretora da 1ª VT de  São José. 

Portal do conhecimento facilitado

O segundo lugar ficou com o “Portal do conhecimento facilitado”. O objetivo da proposta é simplificar a disseminação do conhecimento no TRT-12, por meio da interação com grupos de facilitadores que existem em diferentes áreas da Instituição.

“A ideia consiste em criar um espaço na intranet em que os servidores possam lançar questionamentos a respeito de dificuldades encontradas na execução do seu trabalho e receber orientações a respeito, as quais seriam passadas por servidores experientes”, explica afirma Renato Martinez, servidor do Gabinete da Desembargadora Mari Eleda.  

Poupa convênios

Compartilhar para otimizar é o que propõe a ideia “Poupa convênios”. Classificada em terceiro lugar, trata-se de um mecanismo de alerta a ser criado no painel do PJe informando que já foi utilizado um convênio judicial contra um determinado réu, para assim aproveitar, em outros processos contra ele, as diligências e atos processuais realizados anteriormente.

“A ideia se resume em um comando a ser dado nos processos cujas buscas
patrimoniais tenham resultado negativos. Assim, antes de novas buscas patrimoniais, seriam consultados processos anteriores para confirmação dos atos praticados e das datas das pesquisas/tentativas de penhora, podendo ser certificada a busca patrimonial negativa”, explica Egilio Garcia, diretor de secretaria da 2ª da Vara do Trabalho de Criciúma. 

Cerca de 60 pessoas em pé e agachadas posando para foto
Evento reuniu diretores e assessores da área Judiciária, em primeiro e segundo graus

O Encontro Inova TRT-SC - Judiciário buscou fomentar o debate e troca de ideias a fim de encontrar maneiras para otimizar a prestação jurisdicional. Mas além disso, proporcionou o reencontro entre colegas de todo o estado, que se surpreenderam com os resultados e o formato do evento. Leia abaixo alguns depoimentos de quem participou.

Conheça abaixo as dez propostas apresentadas no evento

NOME DA SOLUÇÃO

PROBLEMA

SOLUÇÃO

Portal do conhecimento facilitado

Deficiência do compartilhamento de conhecimento prático, de boas práticas.

Simplificar a disseminação do conhecimento no TRT12. Criação de uma ferramenta, um portal, para acesso de conhecimentos específicos, através de interação simplificada com um grupo de facilitadores. EJUD, SECOM, SGP, SETIC.

Plano Interno de Atendimento (PIA)

Prejuízo no atendimento, devido à múltiplas entradas e trabalho híbrido nas VTs.

1- Plano de divisão de tarefas (Diretor monta uma divisão dentre os servidores, observadas as particularidades de cada um); 2- montagem de checklist (documento para auxiliar durante o atendimento; checklist compartilhado dentre as VTs). Qualquer VT que tenha interesse.

Squeeze

Múltiplos canais de comunicação

Concentrar é otimizar. Concentrar todos os atendimentos (whatsapp, telefone, balcão virtual, e-mail) em um aplicativo que ficará com um servidor. Além de concentrar, vai gerenciar esses atendimentos, para registrar os atendimentos. Existe tecnologia para isso. Um servidor ou, em alguns casos, dois servidores.

Mais Conhecimento

Falta de conhecimento no ambiente laboral

Extensão de mozilla, com feed, reunindo tutorias e dicas de uso dos sistemas utilizados. Tutoriais antigos e novos, e contribuição dos colegas e áreas. Permite o cadastramento de dúvidas off line, para serem respondidas depois. Projeto de base: +PJE. Ferramenta de colaboração já contratada. Existência de geradores de conhecimento especializados: USO, Escola Judicial e servidores. Permite padronização de processos e autoatendimento de dúvidas. Qualquer sistema web pode utilizar.

 

Dificuldade de atendimento, de acesso aos canais de atendimento, falta de padrão no atendimento, diminuição do quadro de servidores, aumento dos canais de comunicação.

Central de Atendimento físico e única por Foro, ou espaço nas VTs únicas. Informação processual e geral, informação e instrução para utilização dos demais canais, e atendimento telefônica. Apenas readequação física e de pessoas. Fazer uma avaliação ao fim de cada atendimento.

Central de Atendimento 4.0

Dificuldades no atendimento nas VTs.

Revitalizar as Centrais de Atendimento (poderá também ser virtual, através de totens que serão disponibilizados nos foros).Rodízio de servidores ou terceirizados ou da SEGECEM. PROAD mapeado em 2014, mas trazendo a realidade do teletrabalho.

JT-ON

Atendimento presencial X Teletrabalho

Posto de atendimento físico em foro ou VT única, equipado com computador e links de fácil acesso, para efetivar o atendimento on line do servidor.

Acesso cidadão

Acesso a informação do processo

Reformulação dos meios eletrônicos de acesso a informação, mediante a simplificação do site do TRT, ampliação do JTe, instalação de totem em VT e TRT. Diferencial: atendimento a nível nacional de forma aglutinada e simplificada.

Poupa convênios

Retrabalho nos convênios, com trabalho já realizado por outros colegas

Mecanismo de alerta no painel do PJE informando que já foi realizada busca de convênio - quando e em qual processo, para aproveitar as diligências e atos processuais já feitos em outro processo. Objetivo é coleta e compartilhamento dessa informação. Disponível no +PJe ou em outro aplicativo satelite do PJe.

A saúde começa na mente!

Prevenção do saúde mental dos servidores

Programa continuado de acompanhamento total da saúde mental dos servidores. Motivação, acompanhamento, monitoramento, prevenção.


Texto: Luana Cadorin
Secretaria de Comunicação Social/TRT-12
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br

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