Poupa Convênio e Concilia JT estão entre as 20 iniciativas que vão disputar dez indicações para serem desenvolvidas nacionalmente.
Dos 20 projetos selecionados para a segunda fase do programa Startups JT, idealizado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), dois tiveram origem no Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC): o Poupa Convênio e o Concilia JT. Ao todo, a primeira etapa recebeu 76 iniciativas, que foram analisadas por uma comissão avaliadora. O resultado foi divulgado em uma live na segunda-feira (17/4).
O programa busca colher, junto aos TRTs, boas ideias de inovação e automação de rotinas, mesmo para quem não tenha noções de tecnologia da informação. A intenção do Conselho é resolver problemas e gerar impactos positivos para a Justiça do Trabalho.
Concilia JT
Em funcionamento no TRT-12 desde março de 2021, a ferramenta utiliza inteligência artificial para calcular as chances de acordo em um processo. O nome escolhido foi “Concilia JT” por que as letras finais da primeira palavra são IA, um acrônimo para inteligência artificial.
O cálculo das chances de acordo, que variam dentro de uma escala de zero (pouco provável) a cinco (muito provável), é feito a partir de modelos estatísticos e de inteligência artificial, desenvolvidos com base no estudo do acervo processual do Tribunal. Depois disso, a ferramenta gera um relatório, que pode ser obtido dentro do PJe.
Os servidores Marco Vivan e Amandio Delpizzo, da Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação (Setic), foram os responsáveis pelo desenvolvimento da tecnologia.
“Receber a notícia de que um projeto foi reconhecido nacionalmente é sempre gratificante, pois além de ser uma grande honra, é um sinal de que o trabalho duro e a dedicação estão sendo valorizados e de que ele está impactando positivamente as pessoas”, aponta Vivan.
O servidor também destacou que o projeto contou com a contribuição de diversos colegas e que, “sem o trabalho em equipe e a colaboração de cada um, ele não seria possível”.
Poupa Convênios
Compartilhar para otimizar é o que propõe o “Poupa convênios”. Trata-se de um mecanismo de alerta a ser criado no painel do PJe informando que já foi utilizado um convênio judicial contra um determinado réu, para assim aproveitar, em outros processos contra ele, as diligências e atos processuais realizados anteriormente. A proposta foi classificada em terceiro lugar entre os projetos apresentados no Encontro Inova TRT-SC - Judiciário, em setembro passado.
Fase de Lapidação
As 20 startups pré-selecionadas serão chamadas ao Conselho para melhor entendimento, modelagem negocial ou o que for necessário para dar mais clareza à proposta.
A análise será executada com a participação da equipe da startup com o grupo formado por servidores e magistrados da JT e/ou laboratórios de inovação. Serão selecionadas dez propostas, das 20 pré-selecionadas, para compor o Programa Startups JT e serem desenvolvidas nacionalmente pelo CSJT.
Startups JT: equipes do TRT-SC
- Concilia JT
Marco Vivan - servidor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação
Isabela Barbosa - coordenadora de Apoio Mediação e Conciliação
Fernando Marcon - diretor de secretaria da VT de Palhoça
Flávio Lula e Marta Verli - servidores do TRT da 10ª Região (DF/TO)
- Poupa Convênios
Éder Braulio Leone - servidor da Coordenadoria de Suporte Operacional
Lorena Montagna da Fonseca - servidora da 5ª VT de Florianópolis
Sérgio Ernesto Baumann - servidor da 2ª VT de Blumenau
Murilo Oliveira Schmitt - diretor de secretaria da 1ª VT de Itajaí
Rafael Sandin Knabben - diretor de secretaria da VT de Imbituba
*Milleni Maya Pettená - servidora da Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas*Vai atuar no apoio técnico de TIC, área não considerada no limite estabelecido para a formação da Startup, que é de cinco integrantes.
Texto: Secretaria de Comunicação Social do TRT/SC, com informações da Secom/CSJT
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br