Palestra on-line destaca consequências e formas de prevenção do assédio moral

Iniciativa integra a programação da Semana de Prevenção ao Assédio

05/05/2023 14h36, atualizada em 05/05/2023 15h17

O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC) promoveu, nesta quinta-feira (4/5), a palestra "Assédio moral no trabalho: características, consequências e possibilidades de intervenção", com transmissão pelo YouTube. A iniciativa integra a programação da Semana de Prevenção ao Assédio, que ocorre em todos os TRTs do país com o objetivo de prevenir e combater a prática no âmbito da Justiça do Trabalho.
 
A ação teve a presença da desembargadora Teresa Regina Cotosky, presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação do TRT-12. 

A psicóloga e palestrante Suzana Tolfo apontou o assédio como manifestações contínuas e reiteradas que atentam contra a dignidade humana, podendo ser descendentes, ascendentes, horizontais e mistas, quando vem de chefes e colegas de trabalho. 

“A ações começam de forma sutil, gerando microtraumas por meio de retirada de autonomia, críticas excessivas ao trabalho desenvolvido, metas e pressões abusivas que podem induzir ao erro, o que tende a gerar sentimentos de vergonha e de culpa", explicou. 

A psicóloga ainda destacou que o assédio atinge não apenas o indivíduo, mas também a sua vida privada, gerando conflitos conjugais e trazendo consequências para a organização, como redução de produtividade e licenças médicas. 

 “Para evitar situações de assédio, uma forma é tomar medidas de prevenção. Se o problema já estiver instalado, é necessário analisar riscos com vistas à sua eliminação ou limitação, de forma a diminuir o seu potencial”, explicou.

Não conseguiu acompanhar a palestra? Clique na imagem abaixo e assista agora!
 

 

Texto: Luana Cadorin
Secretaria de Comunicação Social - TRT-12
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br