Escola Judicial inicia jornada de aperfeiçoamento para um mundo em transformação

Evento de três dias aborda mudanças da tecnologia na organização do trabalho em 15 horas de conteúdo

21/06/2023 19h18, atualizada em 23/04/2024 15h54
Simone Dalcin

A Escola Judicial (Ejud-12) deu início, nesta quarta-feira (21/6), à "Jornada de aperfeiçoamento das competências para um mundo em transformação”, evento que integra o segundo módulo de formação continuada dos magistrados do TRT-12. A programação acontece até sexta-feira no prédio-sede com transmissão pelo canal da Ejud-12 no Youtube, com exceção do workshop de quinta, exclusivo para magistrados e lideranças do tribunal.

Na abertura, o diretor da Escola, desembargador Wanderley Godoy Junior, disse que o evento foi criado para nos situarmos e repensarmos o efeito da “Era Digital” nos aspectos psicológico e emocional, a fim de lidarmos com as adversidades de forma propositiva e funcional.

“Tenho certeza que será um momento ímpar de fomento das competências para o exercício de boas práticas, para que líderes do nosso tribunal gerem impactos positivos para si, aos outros e ao ambiente”, projetou Godoy. Falaram também na abertura do evento o vice-diretor da Escola Judicial, juiz Rodrigo Goldschmidt, e o coordenador pedagógico, juiz Luis Fernando Silva de Carvalho. 

Desafios da ciência e da tecnologia

A primeira palestra foi mediada pela desembargadora Teresa Regina Cotosky. Ela lembrou que “precisamos ter um espírito crítico e  conhecimento para ver como iremos nos portar diante das mudanças do futuro”. Em seguida, apresentou o primeiro palestrante do dia, Jefferson de Oliveira Gomes, diretor de inovação e tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Homem de blazer fala diante de um púlpito
Jefferson Gomes: avanço da educação precisa ser "escalável, constante e sustentável"

Gomes, que não cobrou cachê, falou sobre os desafios da ciência e da tecnologia em tempos modernos. Ele enfatizou a importância que a sociedade contemporânea tem em cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o quanto isso é decisivo para a vida do nosso planeta. Ele ainda ressaltou que se alcançarmos todas as ODS iremos consumir mais 35% de alimentos, 40% de água e 50% de energia do que consumimos hoje.

Questão demográfica

“O ano de 2020 não foi só marcado pela pandemia da Covid-19, mas também pelo fato de que o número de pessoas com mais de 65 anos superou as que possuem menos de cinco. A expectativa de vida que temos hoje irá aumentar gradativamente e isso afeta, entre outras coisas, toda a logística que envolve o trabalho”, comentou o engenheiro.

Ele finalizou destacando o quanto é fundamental o desenvolvimento de talentos no Brasil, através da priorização da educação, e disse que o “avanço tem que ser escalável, constante e sustentável”. 

A segunda palestra foi com o doutor em Filosofia e Teoria do Direito, José Renato Gaziero Cella, que falou sobre “ Humanismo, ética e o mundo em transformação”. A mediação foi do juiz Alessandro da Silva, da 3ª Vara do Trabalho de Florianópolis.

O segundo módulo da Ejud-12 continua na quinta-feira (22) e sexta-feira (23), com conteúdos destinados às lideranças e ênfase na inovação e seu impacto no futuro em transformação.
 



 

 

Texto: Priscila Tavares
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: