São 36 vagas para contratação imediata; processo seletivo vai ocorrer de forma contínua, com provas mensais
O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª região (SC) disponibilizou na quarta-feira (19/7) um novo edital para a seleção de estagiários. A diferença é que agora as inscrições vão ficar abertas durante todo o segundo semestre de 2023, com 36 vagas disponíveis para início imediato, além de formação de cadastro de reserva. Os interessados podem se inscrever no site do Centro de Integração Empresa-Escola de Santa Catarina (Ciee/SC), com aplicação de prova todo quinto dia útil do mês seguinte ao da inscrição.
O estágio possui como remuneração o valor de R$ 1.035,44, mais vale-transporte de R$ 10,00 por dia trabalhado presencialmente. A carga horária é de 20 horas semanais, podendo ser trabalho presencial ou à distância, dependendo da necessidade do tribunal.
A aprovação no processo seletivo não garante, necessariamente, uma contratação. O TRT-12 irá convocar e contratar de acordo com suas necessidades. Isso significa que, mesmo aprovado, o candidato poderá ter de esperar ser chamado, com exceção das vagas para contratação imediata.
Outra novidade é que a exigência de fase mínima foi eliminada, permitindo a participação de todos os estudantes até o penúltimo período da graduação.
Oportunidades
As oportunidades são para universitários dos cursos de Administração (ou Administração Pública), Arquitetura, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Sociais (ou Sociologia), Comunicação Social (ou Jornalismo), Design Gráfico, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Estatística e História.
No ato da inscrição, que não tem taxa, é preciso informar os dados pessoais e acadêmicos, além de citar em qual cidade deseja atuar. As opções disponíveis são: Araranguá, Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Fraiburgo, Imbituba, Itajaí, Itapema, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Mafra, Navegantes, Rio do Sul, São José, São Miguel do Oeste, Timbó, Tubarão, Videira e Xanxerê.
Provas
A avaliação dos candidatos será por meio de prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório. Ela deverá ser realizada exclusivamente por meio eletrônico, através de link enviado para o e-mail cadastrado pelo candidato durante a inscrição. A lista final de aprovados será divulgada mensalmente, com validade de um ano.
Classificação
A classificação dos candidatos à vaga de estágio adotará um sistema misto, baseado na nota e no mês em que foi feita a prova. Isso significa que quando a pessoa obtém a nota mínima, ela é considerada classificada e entra em uma fila de espera para a contratação, respeitando a data em que se inscreveu.
Para exemplificar, vamos supor que uma determinada vaga seja aberta em meados de setembro. Se houver apenas dois candidatos classificados, um em agosto e outro em setembro, a vaga será oferecida primeiro ao candidato de agosto, mesmo se sua nota for menor que a do concorrente.
O método foi adotado para garantir um cadastro permanente de potenciais estagiários disponíveis para preencher as vagas que surjam ao longo do ano, garantindo que elas não fiquem desocupadas, especialmente nos meses em que poucos candidatos venham a se classificar.
Texto: Carlos Nogueira
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br