Reinaldo de Moraes tem 30 anos de carreira e já atua como juiz convocado no segundo grau desde 2008
O juiz titular da Vara do Trabalho de Indaial, Reinaldo Branco de Moraes, toma posse nesta sexta-feira (1º/3), às 17h, no cargo de desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC). A solenidade será na sala de sessões do Tribunal Pleno, em Florianópolis, com transmissão pelo canal do tribunal no YouTube.
Ele vai ocupar a vaga deixada pela desembargadora Ligia Maria Teixeira Gouvêa, que se aposentou em outubro do ano passado. Moraes ocupará a 18ª cadeira da corte, completando o número total de desembargadores do Pleno, órgão máximo do tribunal.
Para o magistrado, assumir o cargo de desembargador representa uma “honra”. Ele garante estar ciente da “enorme responsabilidade” em suceder Ligia Gouvêa, ex-decana do tribunal e considerada uma referência intelectual pelos pares. “Não medirei esforços para trilhar os mesmos passos da magistrada aposentada”, diz Reinaldo de Moraes.
Trajetória e currículo
O desembargador, cuja nomeação ocorreu no final de janeiro, iniciou sua carreira na Justiça do Trabalho em dezembro de 1993 como juiz substituto, atuando nas Varas de São José, Lages, Xanxerê, Joinville, Araranguá, Indaial, Mafra, Rio do Sul, Canoinhas, Porto União, Joaçaba e Timbó.
Moraes foi promovido a juiz titular em junho de 1998, sendo lotado no Foro de Criciúma. Ele está em Indaial desde agosto de 2002 - nesse intervalo, passou por Videira e Curitibanos. Desde 2008 o magistrado atua como juiz convocado no segundo grau, ou seja, tem bastante familiaridade com as sessões colegiadas de julgamento
Graduado em Direito pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb), Reinaldo de Moraes é professor em cursos de graduação, lecionando as disciplinas Direito do Trabalho e Direito Processual Civil. Ele também integrou o Conselho Pedagógico da Escola Judicial do TRT-SC de 2021 a 2023.
Andréa Gonçalves (estagiária)
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br