Mês é dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção, saúde e segurança no ambiente de trabalho
O mês de conscientização sobre segurança do trabalho e prevenção de acidentes, movimento nacional conhecido como "Abril Verde", foi repleto de atividades, parcerias e visitas em todo o estado catarinense. A mobilização foi promovida por magistrados e magistradas do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) que atuam no Programa Trabalho Seguro, mantido pela Justiça do Trabalho, em parceria com outras instituições.
Uma das iniciativas foi a iluminação em verde de prédios e símbolos públicos, como a centenária figueira da Praça XV, na capital, e a roda gigante de Balneário Camboriú, em uma demonstração visual do compromisso com a causa. As sedes do TRT-SC e da Prefeitura Municipal de Florianópolis, assim como da OAB de Santa Catarina - e as subseções de Itajaí e São José e Florianópolis - entre outros, também ganharam a iluminação especial da campanha, simbolizando a adesão à causa (confira a galeria de imagens ao final do texto).
Destaca-se também o aumento significativo de entidades e empresas que se juntaram ao Programa Trabalho Seguro (PTS), promovido pela Justiça do Trabalho, ao longo do mês. Quatorze termos de adesão foram assinados, ultrapassando a meta de 150 parceiros no ano de 2024, evidenciando o comprometimento de empregadores, instituições, trabalhadores e o Judiciário trabalhista com a promoção da segurança no ambiente laboral.
Um seminário em Chapecó sobre os 10 anos de vigência da NR-36, que modificou a realidade do trabalho em câmaras frias, foi o evento principal do mês. Além dele, foram realizadas ações junto a clubes de futebol, como Avaí e Figueirense, e empresas, como Pagé, Celulose Irani e cooperativa Copercampos, entrevistas às mídias locais e estadual e a publicação de um artigo (link externo), ampliando a conscientização sobre a causa.
Legado
O gestor do PTS em Santa Catarina, desembargador Cesar Luiz Pasold Júnior, enfatizou a relevância das parcerias estabelecidas e das ações promovidas durante o Abril Verde, alinhadas com o tema do Programa para o biênio 2023-2024: "Democracia e diálogo social para saúde e segurança do trabalho, para um ambiente de trabalho seguro e saudável".
Ele ressaltou a necessidade de colaboração entre diversos atores sociais, como o setor produtivo, sindicatos, órgãos públicos e entidades representativas, para alcançar objetivos comuns em torno da segurança laboral. “Embora esta edição do Abril Verde tenha chegado ao fim, seu legado perdurará como um compromisso contínuo com a segurança e a saúde dos trabalhadores”, garante o magistrado.
Clique aqui para acessar o relatório completo das atividades realizadas
Texto: Andréa Gonçalves (estagiária)
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br