Além de liberar espaço físico nas unidades judiciárias, eliminação de “autos findos” ajuda cooperativas de catadores
O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) realizou, na quarta-feira (10/7) a doação de 4.960 quilos de documentos e de processos arquivados (autos findos) à Associação de Coletores de Materiais Recicláveis, de Florianópolis. O material será reciclado pela Almeida Ambiental (foto), empresa do município de São José que contrata o serviço dos coletores.
A papelada é oriunda de 8.778 processos de diversas regiões do estado, além de documentos administrativos. Todos eles estão há mais de cinco anos arquivados definitivamente, ou seja, sem pendências, e não possuem caráter histórico ou permanente, dois dos requisitos para a eliminação previstos na Resolução Administrativa 8/2012 do TRT-SC.
A eliminação de autos findos tem início com a triagem, em que cada processo passa por um checklist para verificar se está apto para isso. Se estiver ok, algumas peças obrigatórias são retiradas para digitalização e, posteriormente, disponibilizadas na tramitação dos autos. Esses documentos retirados ficam para a guarda permanente do tribunal e nunca são eliminados.
O restante do processo é destruído mecanicamente, por trituração ou picotamento.
Se possui caráter histórico ou permanente, o processo é separado e encaminhado na íntegra para a Seção de Memória, onde fará parte do acervo histórico do TRT-SC.
Unidade responsável
Essas atividades são responsabilidade do Setor de Digitalização e Eliminação de Documentos do TRT-SC, vinculado à Coordenadoria de Gestão Documental (Cogedom). O setor conta atualmente com dois servidores, nove estagiários dos cursos de História, Biblioteconomia e Arquivologia e três jovens aprendizes.
A eliminação de autos findos também está prevista no Plano de Logística Sustentável (PLS) do tribunal, que define as condições que devem ser atendidas para a reciclagem. Além de liberar espaço nas varas, a eliminação traz benefícios financeiros e sociais, gerando retorno às cooperativas de catadores com a reciclagem da papelada.
Acompanharam a doação e a eliminação o diretor da Secretaria de Gestão Judiciária, Jefferson Corbari, o coordenador da Cogedom, Alexandre Ribeiro, o coordenador de Serviços Gerais, Daniel Pereira, e a chefe do Setor de Sustentabilidade, Yasmin Skovronski.
Texto: Gabriel Elias (estagiário)
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br