Ejud-12 apresenta peça teatral sobre infância de Graciliano Ramos

Encenação integrou evento de capacitação de magistrados e contou com a presença de estudantes da rede pública e de programa social

13/09/2024 14h38, atualizada em 13/09/2024 15h35
Fotos: Camila Velloso

O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), por meio de sua Escola Judicial, promoveu nesta quinta (12/9) a encenação da peça “Infância”, no auditório do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Ela é baseada na obra de mesmo nome de Graciliano Ramos, adaptada e apresentada pelo ator Ney Luiz Piacentini e o músico Alexandre Silva Rosa.

Ney Piacentini é doutor em artes cênicas pela Universidade São Paulo, e Alexandre Rosa é doutor em música pela mesma universidade - ele recebeu o Prêmio Shell de melhor músico pela trilha apresentada na obra. “Essa peça mudou nossa vida completamente”, afirmou Ney. Ambos são fundadores e membros do grupo Teatro de Roda.

A apresentação transporta o público ao sertão pernambucano e alagoano das cidades de Buíque e Viçosa, de onde o autor de “Vidas Secas” narra as memórias de sua infância. Os idealizadores selecionaram os trechos da obra em que Graciliano conta sobre a sua relação com a família e com a educação, marcada pela alfabetização tardia.

A encenação, que integrou o 3º Módulo de Formação Continuada para magistrados do TRT-SC, foi aberta ao público e contou com a presença de estudantes das escolas Antonieta Silveira (municipal) e Leonor de Barros (estadual), além de crianças atendidas pelo Programa Pode Crer, vinculado à Rede Instituto Vilson Groh.

Mistura

Ao encerrar a peça, Ney e Alexandre improvisaram o texto “Venta-Romba”, extraído do mesmo livro da apresentação principal. A leitura demonstrou o processo artesanal de mistura de encenação com experimentos musicais, que também fez parte de “Infância”.

Crianças do programa Pode Crer foram convidadas ao palco para ler fragmentos de textos de outros autores brasileiros, como Euclides da Cunha, Machado de Assis, Luiz Gama e Olavo Bilac relacionados ao trabalho.

 

Foto de duas pessoas lendo um texto, um jovem de cabelo cacheado de camisa azul e calça camuflada que segura um microfone próximo à boca e um homem de camisa branca e gravata preta
Piacentini auxilia uma das crianças atendidas pelo Pode Crer


 

Foto de um auditório escuro cheio de pessoas, na parte iluminada estão dois homens, um sentado de lado no chão e outro de costas para a câmera, parece segurar algo que aparenta ser um contrabaixo acústico, é possível ver apenas a cabeça do instrumento, o resto está obstruído pelo corpo do homem de chapéu
Apresentação atraiu bom público ao auditório do Ministério Público de SC

 

Texto: Gabriel Elias (estagiário)
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br  

Leia Também: