Pete+ aborda direitos de migrantes em aula para acadêmicos da Univille

Iniciativa faz parte de parceria entre o Programa, a universidade e a OAB de Joinville

24/04/2025 15h49, atualizada em 24/04/2025 16h30
Divulgação Univille

O Programa Nacional de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante (Pete+) firmou uma parceria com a Universidade da Região de Joinville (Univille) e a subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil para fortalecer ações voltadas à promoção dos direitos de migrantes na região.

O curso de Direito da Univille recebeu a juíza Tatiana Sampaio Russi, gestora auxiliar do Pete+, na terça-feira (22/4) para um encontro com acadêmicos do terceiro semestre. Foram discutidos os desafios dos fluxos migratórios em Joinville e seus impactos na garantia de trabalho decente e no crescimento econômico da cidade.

Mulher vestida de forma elegante, de pé, fala como se estivesse em palestra. Ao fundo, um telão com a frase Enfrentamento do Trabalho Escravo
Juíza Tatiana Russi

A atividade integra os esforços do programa em alinhar suas ações ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 8 da Agenda 2030 da ONU, que busca promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, com emprego pleno, produtivo e trabalho decente para todos.

Como desdobramento da parceria, os estudantes irão desenvolver atividades de extensão voltadas ao atendimento e à orientação de migrantes, incluindo a realização de rodas de conversa e a elaboração de uma cartilha com informações básicas para auxiliar esse público em suas principais dúvidas sobre direitos e serviços.

 

Texto: Andréa Gonçalves (estagiária)
Secretaria de Comunicação Social  
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa 
(48) 3216-4000 - secom@trt12.jus.br  

 

Leia Também: