Estudantes de Joinville visitam Fórum e conhecem de perto a atuação da Justiça do Trabalho

Atividade aproximou alunos do ensino médio do cotidiano do Judiciário trabalhista e estimulou reflexões sobre o futuro profissional

02/05/2025 18h57, atualizada em 02/05/2025 19h11
Divulgação

Na tarde do dia 24 de abril, o Fórum Trabalhista de Joinville recebeu a visita de 12 estudantes do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Santos Anjos, com idades entre 16 e 17 anos. Acompanhados pelas professoras Margarete Maria Pocahy Costa e Sara Simas, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura e o funcionamento de uma unidade da Justiça do Trabalho (JT) catarinense.

O objetivo da visita foi apresentar aos jovens o papel da JT e os profissionais que nela atuam, contribuindo para possíveis escolhas profissionais futuras. Antes da visita ao Fórum, os estudantes participaram de uma breve apresentação sobre o Poder Judiciário, a estrutura do TRT da 12ª Região (TRT-SC) e a atuação da Corregedoria.

No Fórum, o grupo foi recebido pelo juiz Fernando Luiz Erzinger, titular da 4ª VT de Joinville e diretor do Foro, e pelo servidor Edson Ozório Rebello, diretor de secretaria da mesma vara. A programação incluiu a exibição de um vídeo institucional sobre o TRT-SC, visita às dependências do prédio e uma explicação didática sobre a tramitação de um processo judicial trabalhista.

“A Justiça do Trabalho sempre procura se aproximar da sociedade como um todo e esse foi o intuito ao receber os alunos do Colégio Santos Anjos, culminando com uma tarde primorosa e experiência gratificante”, destacou o juiz Fernando.

O servidor Edson Ozório também celebrou a iniciativa. “Foi uma satisfação receber os jovens estudantes e expor as relações profissionais que se entrelaçam — operadores do direito e os auxiliares da Justiça — na promoção da Justiça e garantia de direitos aos jurisdicionados”, assinalou. 

“Foi uma visita bastante produtiva, pois nossos alunos puderam vivenciar o trabalho desenvolvido pelos servidores. Assim, as escolhas profissionais dos alunos podem ser mais assertivas”, avaliou a professora Margarete.

Quem também acompanhou o grupo foi a servidora Jamile Cecato, responsável pela apresentação inicial aos alunos. “Foi uma satisfação conversar com os estudantes neste momento em que começam a refletir sobre seu futuro na sociedade, apresentar a estrutura da Justiça do Trabalho em SC e, com carinho, a Corregedoria, onde atuo”, disse a servidora. 

A visita faz parte de uma série de ações de aproximação com a comunidade realizadas pelo TRT da 12ª Região, reforçando o compromisso da Justiça do Trabalho com a educação, a cidadania e o esclarecimento da sua função social.


Secretaria de Comunicação Social  
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa 
(48) 3216-4000 - secom@trt12.jus.br  

Leia Também: