Tribunal ficou entre os quatro Regionais mais bem avaliados do país no Índice de Desempenho da Sustentabilidade 2025
O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) ficou entre os quatro tribunais trabalhistas mais bem avaliados do país no Índice de Desempenho da Sustentabilidade (IDS) 2025, elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Entre os TRTs de médio porte, o TRT-SC alcançou o 1º lugar.
O IDS mede, anualmente, o quanto os tribunais estão comprometidos com práticas sustentáveis. A edição de 2025 (link externo), que considera os números de 2024, avaliou 14 indicadores distribuídos em três eixos: ambiental, econômico e social.
O TRT-SC obteve 72,7% de cumprimento do IDS, destacando-se especialmente em três indicadores: percentual de magistrados e magistradas com deficiência; de servidoras em cargos de chefia e de veículos sustentáveis na frota institucional.
Entre os demais aspectos analisados pelo índice estão: consumo de energia elétrica e de água por servidor e por área construída; número de usuários por veículo e gastos com transporte; consumo de papel, copos descartáveis, água engarrafada e telefonia; destinação de resíduos para reciclagem; presença de mulheres em cargos de liderança e nas promoções por merecimento.
Confira algumas práticas que todos nós podemos adotar no dia a dia da instituição e que contribuem para manter esse desempenho:
- Aproveitar a luz natural e manter as janelas abertas sempre que possível;
- Apagar as luzes ao sair dos ambientes;
- Desligar o computador e o monitor ao final do expediente;
- Comunicar a equipe de manutenção sobre vazamentos ou problemas em torneiras e descargas;
- Evitar o uso de descartáveis e reduzir impressões;
- Separar corretamente os resíduos nas lixeiras seletivas.
Texto: Priscila Tavares
Secretaria de Comunicação Social do TRT-SC
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
secom@trt12.jus.br
(48) 3216.4000