Ouvidorias da Justiça do Trabalho reúnem-se em evento de três dias no TRT-SC

Com início na quarta (17/9), Colégio de Ouvidores terá oficinas, palestras e painéis sobre o papel estratégico das ouvidorias

15/09/2025 14h59, atualizada em 15/09/2025 19h00

O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) sediará, de quarta (17/9) a sexta-feira, o 44º Encontro do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho (Coleouv). O evento reunirá desembargadores-ouvidores e gestores de ouvidorias de todos os tribunais trabalhistas.

O encontro tem como objetivo fortalecer o papel das ouvidorias na Justiça do Trabalho, ampliando sua função estratégica para a gestão pública e para a participação cidadã. A programação inclui oficinas, palestras e painéis que abordam desde o uso de metodologias de inovação até a escuta especializada de públicos em situação de vulnerabilidade.

Para a ouvidora do TRT-SC, desembargadora Mirna Uliano Bertoldi, o encontro representa um momento de fortalecimento institucional. “O Coleouv é essencial para a Justiça do Trabalho, pois amplia o diálogo e a escuta qualificada. Para o TRT-SC, é uma grande responsabilidade e também motivo de gratidão sediar este evento nacional, que reforça o papel das ouvidorias na construção de uma Justiça mais próxima da sociedade.”
 

Três dias de atividades


As atividades começam na quarta-feira  com a oficina “Posicionamento estratégico das Ouvidorias”, no Laboratório de Inovação do TRT-SC (Labinova), conduzida por Welington Samuel da Silva Monteiro, assessor-chefe de Relacionamento de Tecnologia e Inovação do TST.

A quinta-feira (18/9) concentra as principais exposições e debates. A palestra de abertura, às 09h30, terá como tema “A escuta do Ouvidor” e será ministrada pela desembargadora Lígia Cristina de Araújo Bisogni (TJ-SP), com mediação do presidente do TRT-SC, desembargador Amarildo Carlos de Lima.

Na sequência, a professora da UFSC Andréia Giacomozzi abordará o tema “Norteadores para a escuta humanizada de mulheres vítimas de violência doméstica”, com mediação da desembargadora Maria Cristina Diniz Caixeta, secretária do Coleouv.

Ainda no mesmo dia, haverá o painel sobre as ações conjuntas da Escola Judicial e da Comissão de Enfrentamento ao Assédio com a Ouvidoria do TRT-SC, com participação da desembargadora Quézia de Araújo Duarte Nieves Gonzalez e da psicóloga Elaine Dal Col da Silva. A tarde termina com a apresentação de boas práticas pelas gestoras Camila Abreu e Daniele Rodrigues, da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do tribunal.

O evento será encerrado na sexta-feira (19/9), no período da manhã, com uma palestra e a plenária do Coleouv. A programação inclui também visita guiada ao centro histórico de Florianópolis e apresentações culturais locais, integrando os participantes à história e à cultura da capital catarinense.

 

Quatro painéis com quadros de uma exposição de arte

Exposição “Gênesis: Aspectos da Origem do Multiverso”


A exposição “Gênesis: Aspectos da Origem do Multiverso” estará em cartaz no hall do prédio-sede do TRT-SC durante o 44º Encontro do Coleouv. A mostra propõe uma jornada imersiva que conecta arte, ciência e espiritualidade, passando pelos primórdios do cosmos, narrativas míticas sobre a criação e reflexões críticas sobre a civilização contemporânea. Mais que uma exposição, busca provocar diálogo sobre origem, criação e futuro da humanidade, explorando nosso lugar no universo sob múltiplas perspectivas.

O autor, Hélio Bastida Lopes, desembargador do TRT-SC e presidente da Primeira Turma, une sua trajetória jurídica à formação em Artes Visuais. Natural de Sorocaba (SP), ingressou na magistratura em 1992 e tornou-se desembargador em 2017. Na arte, iniciou por motivação terapêutica e passou a reconhecê-la como ferramenta de inclusão, expressão e transformação.

 

 

Texto: Priscila Tavares
Secretaria de Comunicação Social do TRT-SC
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
secom@trt12.jus.br

Notícia com 45 visualizações

Leia Também: