Segunda edição do evento será no dia 26 de agosto e vai reunir 27 empresas e instituições para ampliar oportunidades
O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), em parceria com diversas instituições, realizará no dia 26 de agosto, das 8h30 às 15h, a segunda edição do Feirão de Vagas de Aprendizagem e para Pessoas com Deficiência de Joaçaba e Região.
O encontro ocorrerá no Pavilhão Frei Bruno e tem como objetivo oportunizar o primeiro emprego para quem estuda e precisa trabalhar, além fortalecer a inclusão e a diversidade no mercado profissional. Não há necessidade de inscrição prévia, basta aparecer no dia do evento.
O feirão é promovido por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, mantido pela Justiça do Trabalho. Dezenove potenciais empregadores e oito instituições já confirmaram presença, entre elas, gigantes como Celulose Irani, Aurora Coop, Unimed e Tirol (veja relação completa ao final).
Entre as atividades previstas estão a triagem de currículos e o encaminhamento para vagas afirmativas, a aplicação do laudo caracterizador para candidatos com deficiência e orientações sobre direitos trabalhistas.
A gestora auxiliar do programa para a região, juíza do trabalho Lisiane Vieira, reforça que as empresas do município precisam preencher 65 vagas de aprendizagem e outras 50 destinadas a trabalhadores com deficiência para cumprir a legislação.
Resultados da primeira edição
A primeira edição, realizada em 2025, apresentou resultados positivos. Um ano após a iniciativa, o número de jovens aprendizes contratados em Joaçaba aumentou cerca de 30%. Entre os trabalhadores com deficiência, o total de empregados passou de 367 para 389, representando a abertura de 22 novos postos.
A nova edição pretende ampliar esses resultados, aproximando empresas e candidatos e contribuindo para a inserção de jovens e trabalhadores com deficiência no mercado profissional.
De acordo com Lisiane Vieira, muitas empresas já perceberam que podem e devem desenvolver pessoas com deficiência. “Mesmo quando elas não se encaixam nas descrições de cargo padrão, elas têm talentos, têm alegria e têm vontade. A partir daí, olhando o potencial de cada um, é possível encontrar lugar para todos”, garante a juíza.
Empresas que vão ofertar vagas:
- Ambiental
- Unoesc
- Copercampos
- Grupo Pioneiro
- ADM
- Caitá Supermercados
- Irani Papel e Celulose
- Superviza
- Tirol
- Grupo Pegoraro Deycon
- Scherer
Aurora Coop - MBRF
- ACB
- Fast
- Unimed
- Copérdia
- Gratt
- Epagri
Instituições que vão auxiliar no Feirão:
- Justiça do Trabalho
- Senai
- Senac
- Ciee
- Senat
- Senar
- Sine
- Secretaria de Assistência Social de Joaçaba
- Justiça do Trabalho
Bernardo Vieira Alves (estagiário)
Supervisão:Clayton Wosgrau
Secretaria de Comunicação Social do TRT-SC
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4000 - secom@trt12.jus.br

