O portal do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) ganha uma nova roupagem a partir desta terça. De navegação mais simples que o anterior, o site segue a identidade visual definida como padrão pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) para os órgãos trabalhistas. Também foi lançada uma nova intranet.
Para facilitar a interação com o usuário, várias mudanças foram feitas. Uma delas ocorreu no menu Consultas, que deixa de existir. Seus itens, que se confundiam com serviços oferecidos a advogados e cidadãos, foram absorvidos pelo menu Serviços ou foram transformados em menus independentes, como Jurisprudência e Legislação.
A grande novidade fica por conta da consulta processual, que agora pode ser acessada diretamente na tela principal do site, sem necessidade de acessar qualquer menu.Nesse primeiro momento, ela abrangerá apenas os processos com numeração única do CNJ. Os processos numerados em outro formato devem ser consultados por meio do menu Serviços, clicando-se no item Consulta Processual Avançada
O menu Serviços deixa de abrigar os campos relativos à emissão de certidões, que passam a ser acessadas mais facilmente por um menu de acesso rápido na página principal. Além das guias, esse acesso rápido vai conter os links para as informações do PJe, pautas de audiências das sessões especializadas, DEJT e outros. A definição dos itens que compõem esse menu foi resultado de uma pesquisa feita pelo Conselho com todos os TRTs para saber quais serviços eram mais acessados.
Quem também ganhou destaque no novo portal foi a Ouvidoria, que passa a exibir um menu próprio com acesso à Carta de Serviços, estatísticas processuais das unidades judiciárias e dos magistrados, Serviço de Informações ao Cidadão e o formulário de contato.
Outra mudança está no menu Fale Conosco, transformado em Contato, mantidos os mesmos botões. Também foi alterada a maneira de disposição de notícias - as três mais relevantes relacionadas a serviços vão ficar permanentemente no site. Além disso, os vídeos produzidos pela Secretaria de Comunicação (Secom) do TRT-SC ganharam destaque, com exibição na página principal.
Modelo único
O modelo único de exibição de conteúdo foi construído a partir do levantamento feito por todas as assessorias de comunicação dos TRTs sobre quais eram as páginas mais acessadas em cada portal. Os itens mais recorrentes receberam destaque no menu de acesso rápido, com o intuito de facilitar a navegação dos usuários. Também foram pesquisados padrões utilizados em portais do Judiciário e de outros poderes da União.
O desenvolvimento do leiaute observou a Lei de Acesso à Informação (12.527/2011) e os critérios de acessibilidade definidos no Decreto 5.296/2004, além de ter um design “responsivo”, ou seja, adaptado para a visualização por meio de um tablet ou smartphone.
O prazo para que todos os TRTs implantem o novo portal é 3 de janeiro.
Texto: Carlos Nogueira
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br