Consulta pública é oportunidade única para melhorar sistemas judiciais, afirma presidente a juízes do TRT-SC

18/06/2019 19h00, atualizada em 04/11/2019 13h53
Desembargadora Presidente Mari Eleda fala a juízes sobre o Inova,  ao lado do diretor da SETIC, Gustavo Ibarra
Desembargadora Mari Eleda e Gustavo Ibarra falaram sobre o programa Inova TRT-SC a magistrados de primeiro grau

A presidente do TRT-SC, desembargadora Mari Eleda, afirmou aos magistrados da corte que a consulta pública do programa Inova TRT-SC, lançada no dia 31 de maio, é uma “oportunidade única” para melhorar os sistemas eletrônicos utilizados pelos juízes, como o PJe. Isso porque o questionário servirá de base para os desafios do hackathon (maratona tecnológica) que o Tribunal vai promover de 13 a 15 de setembro, o primeiro organizado por um órgão do Poder Judiciário.

A fala da presidente ocorreu durante o segundo módulo de estudos da Escola Judicial do ano, na última quinta (13). “Peço aos colegas que mobilizem suas unidades e envolvam os servidores para responderem à consulta pública, que servirá de base para nosso hackathon. As ideias que surgirem no evento poderão ser encampadas nacionalmente, pois técnicos do CSJT vão participar justamente para observar – e talvez desenvolver em Brasília - as melhores soluções apresentadas”, explicou a presidente.

Após a fala da desembargadora, o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal, Gustavo Ibarra, apresentou em detalhes o Inova TRT-SC. Explicou que os primeiros desafios serão o levantamento das principais deficiências do Tribunal e a criação de um “ecossistema de inovação”, uma rede de colaboração virtual envolvendo magistrados, servidores, advogados, empresas e instituições públicas. As ideias debatidas nesse grupo servirão como ponto de partida para o desenvolvimento de ferramentas digitais.

“Buscamos soluções criativas que possam aumentar a eficiência do Tribunal e, ao mesmo tempo, reduzir custos”, explicou, usando como exemplo o uso de chatbots — programas de computador que usam inteligência artificial e bancos de dados para simular um atendimento humanizado em chats virtuais. A ferramenta é amplamente utilizada por empresas em redes sociais, como o Facebook.

 

Texto: Clayton Wosgrau e Fábio Borges / Foto: Adriano Ebenriter
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