O juiz da VT de Araranguá Ricardo Jahn, gestor nacional do Programa Trabalho Seguro (PTS), realizou novas ações para difundir a importância da prevenção dos acidentes de trabalho.
Na quinta passada (27), o magistrado falou a cerca de 80 pessoas ligadas ao tema nas empresas, como integrantes de comissões internas de prevenção de acidentes (CIPA), advogados e gestores. O “Café com Segurança” foi promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), por meio do Sesi Criciúma, para alertar empresários sobre a necessidade de conscientização dos riscos ocasionados pelos acidentes de trabalho.
Já nesta quarta (2) o magistrado participou da abertura da 11ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) da Cooperativa de Eletricidade de Praia Grande (Ceprag). Jahn alertou que os acidentes de trabalho não afetam apenas o funcionário e o empresário, mas também seus familiares e a sociedade. “Seja para o trabalhador, seja para as empresas, famílias ou governos. Uma empresa que tem um empregado acidentado muitas vezes pode ser condenada numa ação trabalhista e praticamente ter suas atividades inviabilizadas. Ao mesmo tempo, também pode colocar em risco a sobrevivência de uma família”, apontou.
O magistrado falou também das consequências dos acidentes, como lesões que poderão refletir durante toda a vida, ou até a morte. Para ilustrar o discurso, mostrou uma entrevista feita com um jovem de 21 anos, vítima de acidente de trabalho.
Com informações do site Engeplus
Texto: Luana Cadorin / Fotos: Divulgação
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br