Os transtornos mentais relacionados ao trabalho foram um dos assuntos abordados pelo gestor do Programa Trabalho Seguro (PTS) em Santa Catarina, o desembargador do TRT-SC Roberto Guglielmetto, durante a 19ª Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional, que aconteceu no sábado (20), em Florianópolis. O tema faz parte da pauta do PTS para o biênio 2016/2017.
Durante o evento, organizado pela Associação Catarinense de Medicina do Trabalho (Acamt), Guglielmetto alertou profissionais da área da saúde sobre o elevado número de afastamentos do trabalho devido a doenças psíquicas e o impacto que isso causa no sistema público de saúde, principalmente na concessão de auxílios-doença.
O desembargador também apresentou as atividades desenvolvidas pelo Programa Trabalho Seguro em Santa Catarina. O TRT-SC é a instituição com o maior número de instituições parceiras do Programa no país – são 95 ao todo.
Afastamentos por transtornos mentais
De acordo com dados do Anuário Estatístico da Previdência Social de 2015, em nove anos o número de auxílios-doença concedidos no Brasil e cresceu quase 2.000%, ocupando em 2014 o terceiro lugar na lista de pagamentos de benefício da Previdência Social, com 12.235 afastamentos.
Em 2014, reações ao estresse grave e transtornos de adaptação foram as principais causas desses afastamentos (30%), seguido de episódios depressivos (28%) e transtornos ansiosos (20%).
Texto: Luana Cadorin/ Foto: Promotes
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br