TRT-SC firma nova parceria com Fiesc para promover ambiente saudável nas indústrias de SC

18/05/2016 17h33
Desembargadores Mari Eleda e Roberto Guglielmetto assinam acordo com FIESC
Desembagadores Mari Eleda Migliorini e Roberto Guglielmetto representaram a Justiça do Trabalho catarinense na cerimônia

 

Os desembargadores do trabalho Roberto Guglielmetto, gestor regional do Programa Trabalho Seguro (PTS), e Mari Eleda Migliorini, vice-presidente do TRT-SC e diretora da Escola Judicial, assinaram nesta quarta-feira (18), em Florianópolis, um termo de parceria com a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) para reforçar ações voltadas à segurança e à saúde dos trabalhadores da indústria catarinense.

A "Aliança Saúde e Competitividade" quer buscar o engajamento e a participação de lideranças empresariais, acadêmicas, políticas e da sociedade na promoção da saúde e ambientes seguros para o trabalho, além de reposicionar o tema como um dos fatores estratégicos para a competitividade da indústria. “Auxiliar a adoção de boas práticas e promover ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis é trazer mais competitividade à indústria catarinense”, afirmou o presidente da Fiesc, o empresário Glauco José Côrte.
 

Desembargadores  Mari Eleda e Roberto Guglielmetto com Glauco Côrte e outros representtantes da FIESC
“Investir em ambientes mais seguros e saudáveis traz competitividade" afirmou Glauco Côrte (ao centro, de terno marrom)


A Aliança também fará a divulgação de pesquisas, ações de sensibilização e mobilização em rede alinhadas às necessidades e interesses da indústria, além de compartilhar mundialmente as melhores práticas de saúde e produtividade no local de trabalho.

A cerimônia aconteceu durante a 5ª edição da "Jornada Inovação e Competitividade", que reúne dezenas de empresários na Capital para uma série de palestras. O convidado desta quarta-feira foi o diretor do Centro de Pesquisa em Gestão de Saúde na Universidade de Michigan, o médico e pesquisador Michael O'Donnell.
 

Psiquiatra Michael O'Donell

Estilo de vida 

Segundo o convidado, nos Estados Unidos cerca de 80% das mortes precoces acontecem pelo estilo de vida das pessoas, e o Brasil segue um padrão semelhante. Para reverter esse cenário, ele defende que as empresas assumam o papel de promover hábitos saudáveis a partir do trabalho, motivando seus empregados e diminuindo gastos com despesas médicas.

Dentre as medidas que podem ser adotadas pelas empresas, O'Donnell citou o estímulo para que as pessoas se movimentem no ambiente de trabalho, usando escadas, por exemplo, e também o investimento em campanhas que incentivem a prática de esportes e a alimentação saudável. “Temos melhores resultados quando mobilizamos as pessoas no seu ambiente de trabalho do que na sua comunidade”, afirmou.


 

 


Com informações da Assessoria de imprensa da Fiesc

Texto: Carlos Nogueira / Fotos: Adriano Ebenriter
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC 
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 4320 4348 - secom@trt12.jus.br

 

Leia Também: