Os gestores regionais do Programa Trabalho Seguro (PTS) do TRT-SC, juiz do trabalho substituto da 1ª Vara do Trabalho de Criciúma, Ricardo Jahn, e o desembargador Amarildo de Lima, visitaram nesta terça-feira (16) o consórcio Ponte de Laguna, formado pelas empresas Camargo Corrêa, Aterpa M. Martins e Construbase, responsável pela construção da Ponte Anita Garibaldi. A obra ligará o bairro Bananal à Cabeçuda sobre a Lagoa de Imaruí, eliminando os constantes congestionamentos.
Durante a visita os gestores apresentaram ao gerente administrativo e financeiro da obra, José Alencar Pinto Borowski, os objetivos e ações desenvolvidas pelo PTS. Além disso, puderam conhecer as instalações da obra e dialogar sobre as atividades de boas práticas relacionadas à segurança no trabalho e gestão ambiental, desenvolvidas pelo consórcio.
Condições de trabalho e segurança
O consórcio Ponte de Laguna conta com um quadro de mil funcionários na construção, sendo que já passaram pela obra 2, 2 mil empregados desde junho de 2012, quando as atividades foram iniciadas.
A empreiteira possui alojamentos para acomodação de 650 empregados, que alojam 400 pessoas de seu corpo técnico. Cada alojamento contém banheiro, chuveiro, lavanderia, quatro camas e ar condicionado. A empresa também possui refeitório com distribuição de marmitas à equipe.
Além das acomodações, o consórcio promove ações de conscientização ambiental pela reutilização da água da chuva, coletada para limpeza, e utilizada na elaboração do concreto. Sobre questões de segurança no trabalho e número de acidentes, o consórcio registrou apenas dois desde o início das obras, promovendo instruções diárias para seus empregados sobre análise de risco e check list de equipamentos.
Sobre a obra
A ponte Anita Garibaldi, com inauguração prevista para maio de 2015, pode ser considerada a maior obra federal de conexão terrestre realizada nos últimos anos em Santa Catarina. Ela prevê uma extensão de 2.830 metros, sendo a parte estaiada de 400 metros. A profundidade média, no local, é de cerca de um metro, chegando a três metros no canal central.
De acordo com dados das empresas envolvidas no projeto, nos pilares centrais estão concentrados 25% de todo o concreto utilizado na obra. Foram utilizadas estacas de 45 metros de profundidade, em número de 22 em cada pilar, sendo que a altura se estende 51 metros acima da ponte.
Ainda em relação à construção, os pilares que estão fora da parte estaiada são 52, sendo formados por 14 aduelas de três metros de comprimento e seis metros de largura, tendo como vão livre abaixo deles, a medida de 15 metros. Ligando aos pilares, o projeto será composto por mãos francesas de cada lado, ou seja, uma pista de cerca de 25 metros de largura sobre a qual circularão os veículos, sendo duas vias de ida e de volta de cada lado, além do acostamento.
Ações do Programa Trabalho Seguro
"Com a minha segurança eu não brinco não!". A frase faz parte do jingle desenvolvido pelo Programa Trabalho Seguro do TRT-SC. A proposta visa a conscientização dos trabalhadores e empresas parceiras do PTS quanto aos acidentes de trabalho. Para escutar o jingle, clique aqui.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social - TRT-SC
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