BR Foods adere ao Programa Trabalho Seguro nesta sexta-feira

Atividade dos frigoríficos é a que mais gera acidentes de trabalho em Santa Catarina, com mais de 1,8 mil casos registrados em 2012

11/12/2014 16h45

banner PTSA multinacional BR Foods, dona das marcas Sadia e Perdigão, vai aderir nesta sexta-feira (12) ao Programa Trabalho Seguro (PTS), uma iniciativa da Justiça do Trabalho que busca reduzir a média de 700 mil acidentes de trabalho por ano, no Brasil, a partir da conscientização de patrões e empregados. O protocolo de intenções será assinado pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina, desembargador Edson Mendes de Oliveira, e pelo diretor de relações sindicais trabalhistas da empresa, Carlos Antonio Barzotto, a partir das 9h, no auditório do TRT-SC.

O abate de aves, suínos e outros pequenos animais é a atividade isolada que apresenta o maior número de acidentes de trabalho em Santa Catarina. De acordo com o Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho da Previdência Social, foram 1.831 ocorrências registradas em 2012, problema que acaba se refletindo no número de afastamentos. Em Santa Catarina, no mesmo ano, foram 44,5 mil.

Conforme estudo realizado pela UFSC e pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), a pedido do Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina (MPT-SC), 19,3 mil trabalhadores do setor de carnes receberam benefícios previdenciários por algum tipo de doença de 2005 a 2011, a maior incidência entre as 15 atividades econômicas pesquisadas. Isso corresponde a 39% dos 50 mil empregados nos frigoríficos no Estado, segundo o estudo divulgado em dezembro do ano passado.

Em razão desses números, o desembargador Amarildo Carlos de Lima, gestor do PTS em Santa Catarina, considera de fundamental importância a adesão da multinacional. “De 2010 a 2012, houve uma redução de 27% do número de acidentes de trabalho nas atividades dos frigoríficos, mas acreditamos que isso pode melhorar ainda mais com a adesão da BR Foods”, afirma Amarildo de Lima.

A empresa garante que tem investido pesado em saúde e segurança do trabalho desde 2007. Naquele ano, segundo Evandro José Hister, da diretoria de operações do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, foi contratada uma consultoria no valor de R$ 20 milhões para reorientar o olhar da empresa em relação ao problema. “A partir de então, investimos em torno de R$ 500 milhões com medidas de prevenção de riscos e criamos um sistema de saúde e segurança no meio ambiente de trabalho (SSMA) que se tornou pré-requisito básico para todos os nossos projetos”, diz o gerente.

Em Santa Catarina, o Programa Trabalho Seguro foi lançado oficialmente pelo TRT-SC em setembro de 2012. De lá para cá, já foram obtidas mais de 60 adesões de empresas privadas, públicas, federações e sindicatos, com o apoio e participação dos 10 juízes gestores auxiliares do Programa no estado.
 

Serviço

O que: Adesão da BR Foods ao Programa Trabalho Seguro
Quando: Sexta-feira (12), às 9h
Onde: Auditório do TRT-SC – Rua Esteves Júnior, 395, Prédio Administrativo – 2º Andar

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - TRT-SC
Direção (48) 3216-4320 - Redação 3216-4303/4306/4348

Leia Também: